简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > Praias de infinita beleza na Bahia agora têm selo Azul de qualidade

Praias de infinita beleza na Bahia agora têm selo Azul de qualidade

Publicado em: 02/11/2020
Por: Adilson Fonsêca


Como se não bastassem ter o maior litoral do Brasil (1.100 quilômetros de praias), uma diversidade (mar aberto, restingas, enseadas, baias e manguezais) que facilita a escolha de quem quer frequentá-lo, a Bahia tem também, agora, três praias com o Selo Azul Internacional de qualidade. A Bahia é o único estado do Nordeste a dispor de praias com essa certificação internacional, o que o torna um dos principais atrativos para turistas nacionais e estrangeiros durante o verão.


A primeira delas a receber o certificado internacional, em 2017, foi a Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades, interior da Baía de Todos os Santos, em Salvador, Em seguida veio a Praia de Guarajuba, no Litoral Norte do Estado, e mais recentemente a Praia de Itacimirim, também, no Litoral Norte, ambas no município de Camaçari.
O certificado internacional de Bandeira Azul, é concedido pela Fundação para a Educação Ambiental (Foundation for Environmental Education – FEE), com sede em Copenhague, na Dinamarca, a locais onde haja gestão de sucesso em favor da preservação de ambientes naturais. Foundation for Environmental Education. O programa Bandeira Azul existe no Brasil desde 2005, e é representado pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR).
Atualmente, além das praias de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, Guarajuba e Itacimirim, na Bahia, foram certificados com o Selo de Bandeira  Azul Internacional, as Praia do Tombo, Guarujá (SP), Prainha, Rio de Janeiro (RJ)0, Lagoa do Peri, Florianópolis (SC), Praia Grande, Governador Celso Ramos (SC), Praia do Peró, Cabo Frio (RJ), Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú (SC), Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú (SC), Praia de Piçarras, Balneário Piçarras (SC), Praia de Quatro Ilhas, Bombinhas (SC), Praia de Mariscal, Bombinhas (SC), e Praia da Saudade, Prainha, São Francisco do Sul (SC).

Com uma das maiores extensões do litoral baiano, o município de Camaçari, na Região Metropolitana, a pouco mais de 40 quilômetros de Salvador, possui 42 quilômetros de praias, facilmente alcançáveis pela rodovia BA-001 (Estrada do Coco/Linha Verdade), a partir do Aeroporto Internacional de Salvador.  As praias de Guarajuba e Itacimirim, estão entre as primeiras na margem da rodovia, após as localidades de Jauá, Arembepe e Barra do Jacuípe. Já a Praia de Ponta de Nossa Senhora, na Ilha dos Frades, fica no interior da Baía de Todos os Santos, e pode ser visitada a partir de embarcações que saem do Terminal Turístico, próximo ao Mercado Modelo, na Cidade Baixa.

Para conseguir a certificação, são avaliadas também a qualidade da água, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social. O programa Bandeira Azul é desenvolvido pela organização internacional não-governamental e sem fins lucrativos. São 32 requisitos estabelecidos pela organização que devem ser cumpridos. Os certificados são renovados ou não à cada ano.
Compartilhar: