ArabicChinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish
Home > Destinos Incríveis > Ilhéus, muito mais que chocolate, Gabriela e Jorge Amado

Ilhéus, muito mais que chocolate, Gabriela e Jorge Amado

Publicado em: 24/09/2023
Por: Adilson Fonsêca
Atenção: Caso qualquer das fotos que ilustram essa matéria seja de sua autoria nos informe via WhatsApp (71) 9.9982-6764 para que possamos inserir o crédito ou retirar imediatamente.

Ilhéus ou Itacaré? E que tal Canavieiras ou mesmo a paradisíaca Ilha de Comandatuba, no município de Una? A Costa do Cacau, no Litoral Sul da Bahia tem um pouco de tudo para os turistas dos mais diversificados gostos. De praias selvagens como em Canavieiras, à poesia que ainda impregna a centenária Ilhéus de Jorge Amado, ou mesmo as ondas do surf em Itacaré, na foz do Rio de Contas, a região é uma das mais visitadas.

Famosa pelas belezas naturais, descritas em diversos livros do escritor Jorge Amado, a Costa do Cacau compreende uma extensa faixa litorânea, onde a Mata Atlântica ainda é preservada, cheia de diversão e aventura em meio à natureza. Ela é formada por cidades litorâneas e mais situadas no interior, às margens da BR-101, o que garante um roteiro turístico completo para quem deseja fazer turismo histórico, de praia e ecológico. Ilhéus, Itacaré, Ipiaú, Maraú, Una, Canavieiras, Itabuna, Uruçuca, Santa Luzia, Pau Brasil e São José da Vitória são os municípios que fazem parte.

Nesses locais é possível a visita a fazendas de cacau, reservas naturais, percorrer trilhas, fazer a chamada Rota do Chocolate, e ainda curtir belas praias, onde a prática de esportes radicais, como o surf, pode ser desfrutada, da mesma forma que passeios como no Rio de Contas, ou simplesmente andar pelas ruas históricas de cidades como Ilhé4us, Canavieiras e a própria Itacaré. Aliado a tudo isso uma gastronomia típica.

Itacaré
Nessa cidade entre a Mata Atlânticas e a foz do Rio de Contas, existe uma combinação perfeita para quem curte a natureza com conforto e uma boa infraestrutura hoteleiros. A cidade protegida por um cinturão de Mata Atlântica, e fica a 64,5 quilômetros ao norte de Ilhéus, banhada por inúmeros riachos que desaguam no Oceano Atlântico.

Com mais de 20 mil habitantes, tendo como cenário natural uma reserva ecológica que inclui matas virgens, restingas e manguezais, além de outros encantos naturais, Itacaré é famosa por suas praias, como as de Cocha, Coroinha, Costa, Engenhoca, Havaizinho, Itacarzinho, Jeribucaçú, Pontal, Prainha, Resende, Ribeira, São José, Serra Grande, Siriaco e Tiririca.

Una
Fica a 60 quilômetros ao sul de Ilhéus e se caracteriza pela diversificação da sua agricultura e pelas florestas, que são o único habitat natural, no mundo todo, do mico-leão-da-cara-dourada, espécime fortemente ameaçado de extinção. Abrigando a Reserva Biológica de Una, unidade de conservação de proteção integral administrada pelo Governo Federal, Una é considerada por cientistas e ambientalistas uma das áreas mais importantes do planeta para conservação ambiental, devido ao grande número de espécies animais e vegetais.

Una possui mais de 50 quilômetros de praias de mar aberto, muitas delas ainda desertas, margeadas por amplos coqueirais, imprimindo uma forte paisagem tropical. Destas praias, destacam-se os 18 km da Ilha de Comandatuba, onde está situado um equipamento hoteleiro internacional, e o Balneário Ilha da Fantasia. Outro local de interesse turístico é o povoado de Pedras de Una, à 9 km da sede, onde se consegue alugar um barco para passeios pela foz dos Rios de Una e Maruim.

Canavieiras

Chamada de Princesa do Sul da Bahia, a cidade possui sete pequenas ilhas marítimas e fluviais, sendo a mais famosa a de Atalaia, além de 17 quilômetros de praias, com extensos, coqueiral, reserva de Mata Atlântica e áreas de manguezal que abrigam rara fauna silvestre. A cidade se destaca ainda pelo seu casario colonial dos séculos XVIII e XIX. A Igreja Matriz de São Boaventura, bela edificação neogótica, foi inaugurada em 1932 e a sede da Prefeitura Municipal é de 1899. Canavieiras possui uma paisagem excitante, combinando reservas de Mata Atlântica, manguezais, cajueiros e mangueiras. A principal fonte de renda do município é a lavoura cacaueira.

Ilhéus

Um dos municípios mais visitados da Costa do Cacau. Nele, é possível encontrar belíssimas praias, além de diversas atrações históricas e culturais. Durante sua visita, não deixe de conhecer o museu Casa de Jorge Amado e a praia Back Door, uma das mais belas da região da Costa do Cacau. A cidade possui boa infraestrutura turística e o principal aeroporto do Sul da Bahia, com voos diários para Salvador e cidades do Centro Sul do País

Uruçuca

A cidade de Uruçuca possui várias cachoeiras e orlas desertas para você desconectar da correria da rotina e relaxar em meio à natureza. Uma delas é a praia Atalaia, com uma boa faixa de areia e água calma, para curtir a vista e refrescar-se.

COMO CHEGAR

Por abrigar várias cidades, a Costa do Cacau possui boa estrutura e fácil acesso, permitindo que visitantes de todas as áreas do estado e do país possam conhecer a região. Saindo de Salvador, há voos diários para Ilhéus. De carro, o melhor é ir pela BR-101 até Ilhéus e de lá seguir tanto em direção norte (Itacaré), como Sul (Itabuna, Canavieiras e Una).

Para quem chega de avião a Ilhéus, há opções de aluguel de carros para se deslocar para as cidades da região e se preferir pegar a estrada, basta seguir pela BR-342 até Uruçuca. Depois, basta escolher o destino desejado e continuar a viagem de carro, táxi ou transfer.

Compartilhar: