简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > Palácio da Sé tem uma beleza única e fica no Centro Histórico

Palácio da Sé tem uma beleza única e fica no Centro Histórico

Publicado em: 12/03/2020
Por: Adilson Fonseca


Coração da história e da cultura de Salvador, o Centro Histórico, compreendido na área que vaio da Praça Municipal até o Santo Antonio Além do Carmo, é um rico acervo arquitetônico, gastronômico e cultural da capital da Bahia. É alí que estão e surgem com frequência, as principais manifestações das mais variadas formas dos baianos, que mescla, como ninguém ancestralidade africana e portuguesa, desde os tempos coloniais, à modernidade que exige de uma metrópole de três milhões de habitantes, e um dos principais centros turísticos do Brasil.
Dentre os casarios coloniais e o vai e vem cultural nas ruas, becos e ladeiras, alguns locais chamam a atenção pelo rico acervo cultural, histórico e religioso. É o caso do Palácio da Sé, sede da Arquidiocese de Salvador e Primaz do Brasil, instalada na entrada do Pelourinho, ao lado da Catedral Basílica da Sé.


Após 20 anos fechado, o Palácio da Sé, volta ao cenário turístico cotidiano de moradores e turistas, após processo de revitalização. Este é mais um importante espaço de visitação popular da cidade, agora como Centro Cultural, seja em função de todo o seu conteúdo histórico, seja pela privilegiada localização. Comandado pelo Instituto de Desenvolvimento Humano (IDH) e pelo padre Abel Pinheiro, o processo de restauração durou cinco anos.
A visitação é maravilhosa e tudo o percurso pelas suas instalações é feito por visita guiada, de forma a que os visitantes não percam nenhuma informação e acabe aprendendo ainda mais sobre sua cidade, apreciando peças raras e lindíssimas, desde a época do descobrimento. A equipe conta cada detalhe. A dica fotográfica é escolher um dos “janelões” que proporcionam uma vista incrível da Baía de Todos os Santos.

O térreo do Palácio agora possui uma área disponível para exposições itinerantes e realização de eventos corporativos, permitindo a sustentabilidade do local. Já o primeiro pavimento do espaço abriga a exposição permanente “A Igreja e a formação do Brasil”, com acervo próprio e bens históricos remanescentes de outros prédios religiosos, como a antiga Catedral da Sé, demolida em 1933 para dar lugar à atual Praça da Sé.
O pavimento também abriga a sala do Laboratório de Conservação e Restauração Reitor Eugênio Veiga (LEV), expondo importantes documentos históricos restaurados com a missão de preservar, pesquisar e difundir o acervo documental da Igreja Católica no Brasil. O acervo possui mais de 16 mil documentos, entre os restaurados e não restaurados.
No segundo pavimento, funcionará em breve o Centro Administrativo da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, com um acervo permanente, o arcaz da antiga Igreja da Sé, a galeria dos Bispos e Arcebispos da Bahia e Primazes do Brasil. O espaço também contará com uma área dedicada ao Arcebispo Sebastião Monteiro da Vide, responsável pela construção do Palácio.
No local, também serão realizados atendimentos e audiências do arcebispo, bem como secretarias da administração da Arquidiocese, uma capela episcopal, uma biblioteca e uma sala de conferência.
Serviço
Centro Cultural Palácio da Sé
Site: www.palaciodase.org.br (https://www.palaciodase.org.br/)
Instagram: @palaciodase
Endereço: Praça da Sé, 203-47 – Centro Histórico, Salvador – BA, 40020-210
Funcionamento: terça a domingo, das 10h às 17h.
Telefone: (71) 3838-9987

Compartilhar: