简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > Baixio e suas belas lagoas que encantam os baianos

Baixio e suas belas lagoas que encantam os baianos

Publicado em: 20/09/2019
Por: Adilson Fonsêca/Paulo Sampaio


Até bem pouco nem os baianos sabiam bem o que era Baixio e o que tinha de tão belo para estar tão falado. Baixio não fica muito distante de Salvador e está ao alcance em pouco mais de uma hora, a partir do aeroporto de Salvador.

São 124 quilômetros pela Estrada do Coco/Linha Verde que separa a localidade de Baixio da capital, onde o visitante já vai tendo, no trajeto, uma leve ideia do que o espera. Coqueirais, mar azul, trilhas, rios e lagoas cristalinas. E uma gastronomia típica da região, feita à base de frutos do mar.

Baixio, o paraíso na Costa dos Coqueiros, está à espera de visitantes. Com sua simplicidade, o povoado pertence ao município de Esplanada, e nos últimos anos vem sendo descoberto por baianos e turistas durante o verão. Entre o mar e a Linha verde, são cinco lagoas, formadas pelas 14 nascentes espalhadas pela região, que proporcionam um cenário imperdível.

Passeios ecológicos e trilhas são alternativas para quem deseja explorar a beleza do lugar. Praias em 14 quilômetros. De areia fina e fofa, orlada por imensos coqueirais para quem gosta do sol e do sal, e uma boa caminhada sentindo o vento do Oceano Atlântico.

Nas lagoas, água é cristalina e mornas, cercada por dunas de areias que chegam às suas margens. Guias ficam na região e auxiliam as pessoas que querem chegar ao local.As cinco lagoas são perenes, ou seja, não secam.

Quem for a Baixio, também não pode deixar de contemplar a vista privilegiada do Mirante do Morro do Mamucabo. Para chegar ao topo é necessário caminhar uma trilha íngreme e arenosa ou fazer uso de um veículo 4×4.

O Mamucabo tem traços especiais por sua coloração mais escura e pela proximidade com a praia. Lá, o visitante poderá escolher entre a água salgada do mar ou doce da lagoa, e é presenteado por um coqueiral protegido do vento pelas dunas costeiras.

Já na Vila de Baixios, existem pousadas para quem quer passar o final de semana, restaurantes, barracas na praia. E que recebem os visitantes com uma hospitalidade única. Na hora da fome, o aroma das comidas típicas e dos sucos de frutas exóticas convidam para uma boa degustação.

E é essa infraestrutura, ainda em desenvolvimento, que encanta com sua simplicidade, quem visita o local. Um lugar ideal para quem busca uma nova opção de bem-estar e qualidade de vida.

Como chegar

Praia do Baixios fica a 128 km do Aeroporto Internacional de Salvador, Deputado Luís Eduardo Magalhães. A entrada para o povoado fica no km 121 da Estrada do Coco – Linha Verde, BA-099. Da entrada até a vila, são 7,5 km percorridos numa estrada asfaltada. Existe uma linha regular de ônibus partindo de Salvador para Praia do Baixio.

Compartilhar: