ArabicChinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish
Home > Destinos Incríveis > Boipeba, um paraíso rústico e acolhedor. Você tem de visitar

Boipeba, um paraíso rústico e acolhedor. Você tem de visitar

Publicado em: 04/08/2023
Por: Tatiana Ribeiro
Atenção: Caso qualquer das fotos que ilustram essa matéria seja de sua autoria nos informe via WhatsApp (71) 9.9982-6764 para que possamos inserir o crédito ou retirar imediatamente.

Com praias semi desertas de águas calmas e cristalinas, Boipeba localizada no município Cairu, sul baiano, nada deixa a desejar em relação aos destinos famosos internacionais. Vizinha a exuberante Morro de São Paulo, como assim ficou conhecida, a pequena ilha já possui características próprias e já está no radar dos turistas da Bahia afora. Para quem deseja descansar, mas também desfrutar de bons restaurantes e bares, esse é o local ideal.

Quem curte uma programação diurna, tem como opções as mais lindas praias, como Cueira, Moreré e Guarapuá. As duas primeiras, o visitante pode fazer o trajeto andando e desfrutando de uma belíssima paisagem. Já para chegar a Guarapuá é preciso pegar embarcação. Ao chegar na praia da Cueira, a mais movimentada, um paredão de coqueiros enfeita a paisagem e chama atenção de quem vem de fora.
A Cueira não é apenas areia e mar encantadores. A gastronomia também é o forte. Lá, está localizado o Guido´s Lagosta, restaurante a “céu aberto” e conhecido internacionalmente. Com muita simpatia de simplicidade, Guido, 66 anos, nativo de Boipeba, é um experiente pescador de lagosta. Com os anos, seus pratos saborosos com o fruto do mar foram ganhando fama até entre ilustres visitantes entre artistas, esportistas e apresentadores. Vale muito experimentar a lagosta no abacaxi, apimentada ou mel. “Comecei fazendo como tira-gosto para tomar com a cerveja, coisa simples, grelhada ou na manteiga, depois foi se aperfeiçoando. O Guido da lagosta hoje se tornou uma febre mundial, vem gente de todo o lugar”, diz orgulhoso.

Mais adiante, em Moreré, o cenário é paradisíaco. Areia branquinha , mar calmo e águas quentes, que parecem até termais. A sensação é de ter uma praia quase exclusiva, já que poucas pessoas têm acesso ao local. Bares e restaurantes mais simples compõem perfeitamente a paisagem. Lá, o turista pode ter acesso andando um pouco mais de uma hora, ou por quadrículos em uma viagem que dura em torno de 10 minutos. O valor é de R$ 25 por pessoa. Após desfrutar um dia inteiro nas praias, a dica é aproveitar o por do sol no mirante ao lado da igreja do Divino Espírito Santo. É de arrasar!

Vida noturna
Está enganado quem pensa que em Boipeba não existe vida noturna. A charmosa Vila de Santo Antônio é onde o burburinho acontece. É nesse local que está localizado a maioria das pousadas, feirinha de artesanato, além dos diversos bares e restaurantes para todos os gostos e bolsos. A Casa Latina é opção para os turistas que curtem uma programação cultural e alternativa. Na programação, shows de artistas locais, recitais de poesia e até participação especial de artistas de Salvador, como Dão Black, dentre outros. “Aqui é onde tudo acontece e está concentrada a cena cultural de Boipeba. A Casa Latina sempre enche de turistas, que ficam encantados com o ambiente rústico e a programação rica e diversa”, disse a garçonete Paulinha, que mora em Conceição dos Gatos, na Chapada Diamantina, mas vem para Boipeba na alta temporada trabalhar.

Para a turista paulista Luciana Assis, a pequena ilha surpreendeu muito. “Aqui tem de tudo um pouco: calmaria e música. Todos se sentem contemplados. Estou adorando e vou recomendar o destino para amigos e parentes.”.

Compartilhar: