简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > Dois roteiros imperdíveis no Pelourinho: Solar Ferrão e Museu dos Azulejos

Dois roteiros imperdíveis no Pelourinho: Solar Ferrão e Museu dos Azulejos

Publicado em: 27/05/2020
Por: Adilson Fonsêca


Andar pelo Pelourinho, subindo e descendo ladeiras, becos e escadarias, pode reservar algumas surpresas agradáveis para quem ainda não conhece plenamente o local, no Centro Histórico de Salvador. Em um daqueles “esconderijos” do Pelourinho, que você passa sempre em frente mas não imagina o que de belo e rico existe lá, estão segredos bem guardados no interior de alguns casarões, verdadeiros museus, galerias e relíquias que contam um pouco da história da Bahia e do Brasil no período colonial.

O Solar Ferrão e o Museu dos Azulejos não são propriamente museus, mas pelo acervo que possuem acabam sendo tratados como tal. O Solar Ferrão é um bom exemplo, encravado num espaço dinâmico de arte, cultura e memória, instalado em um dos mais importantes monumentos da poligonal do Centro Histórico de Salvador.

Possui seis andares e abriga a Galeria Solar Ferrão, o Museu Abelardo Rodrigues e quatro coleções: a de Arte Africana, a de Arte Popular, a Coleção Walter Smetak e a Coleção de Instrumentos Musicais Tradicionais Emília Biancardi. Coisa fina da Bahia. Por isso vale a pena visita-lo quando estiver no Pelourinho.

Serviço

Solar Ferrão
Rua Gregório de Mattos, 45 – Pelourinho, Salvador-BA.
Horário de funcionamento: de Terça a Sexta, das 12h às 18h. Sábados, Domingos e feriados, das 12h às 17h.
Telefone: (71) 3116-6743

Os azulejos portugueses

O Museu UdoKnoff de Azulejaria e Cerâmica é o resultado da coleção particular do ceramista UdoKnoff, natural da Alemanha, radicado na cidade do Salvador, Bahia, desde o ano de 1952. Contém peças de autoria do ceramista, além de azulejos dos séculos XVII ao XX de origem portuguesa, inglesa, francesa, holandesa, mexicana e belga, telhas vitrificadas, pratos, jarros e reproduções de azulejos antigos. O acervo do museu foi recolhido em grande parte de casas em processo de demolição no estado da Bahia.

Serviço
Museu UdoKnoff
Rua Frei Vicente, 3 – Pelourinho.
Horário de funcionamento: de Terça a Domingo, das 13h às 17h.
Telefone: (71) 3117-6389

Compartilhar: