简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > A 87 kms de Salvador, a nova praia Bandeira Azul Internacional

A 87 kms de Salvador, a nova praia Bandeira Azul Internacional

Publicado em: 03/09/2020
Por: Adilson Fonseca


Primeiro foi a Praia de Ponta de Nossa Senhora, na Ilha dos Frades. A mais nova candidata à Bandeira Azul Internacional, que mede a balneabilidade, infraestrutura, qualidade da praia e preservação ambiental, fica a 87 quilômetros de Salvador, pela Estrada do Coco e dispõe de todos os atrativos que a tornam uma espécie de “joia” do Litoral Norte do Estado: as praias do vilarejo Itacimirim, ou simplesmente Itacimirim.

Foi em Itacimirim, graças ao seu porto natural, seus arrecifes que protegem as praias das fortes ondas do Oceano Atlântico, que o navegador Amyr Klink desembarcou em 1984, depois de partir da África do Sul e cruzar o Atlântico em um barco a remo em cem dias.

O nome indígena significa “Pedra Pequena” e o vilarejo, que fica entre os rios Jacuípe e Pojuca, cercado por coqueirais e com uma das praias mais bonitas do Litoral Norte, está equidistante do Aeroporto de Salvador e do Complexo Hoteleiro de Costa do Sauípe, o que facilita o deslocamento dos que visitam a Bahia.

O local já era conhecido dos turistas na década de 70, com um pouco de aventura, pois só se chegava ás praias de Itacimirim (sim, são várias praias na mesma localidade) por estrada de chão. E é ali, próximo à foz do Rio Pojuca que estão algumas das praias mais frequentadas:

Praia da Barra – Fica na Barra do Rio Pojuca, que nesse trecho tem corredeiras, cascatas e manguezais. É nessa praia que saem as canoas que levam os que gostam de aventuras às corredeiras do Rio Pojuca.

Praia das Ondas – ideal para quem gosta de surfar.

Praia do Porto – Protegida por uma barreira de arrecifes, tem ondas fracas e águas cristalinas. Nas piscinas que se formam quando a m até baixa, com sorte, pode-se encontrar tartarugas marinhas.



Praia da Espera
– A mais famosa de todas. Tem uma espécie de porto natural onde ficam os barcos e possui arrecifes naturais que formam piscinas para o banho de mr com a família.

Praia do Peru – Salpicada por coqueiros e amendoeiras, oferece boas ondas e reúne a turma do surf no verão e nos feriados prolon

Compartilhar: