简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > Ponta dos Castelhanos, para curtir o ano inteiro

Ponta dos Castelhanos, para curtir o ano inteiro

Publicado em: 24/01/2021
Por: Adilson Fonsêca


Ainda resta uma ponta de verão. O carnaval lhe deu uma canseira e precisa repor as energias, para que possa aproveitar o resto do verão?. Não se preocupe. A Bahia tem muito mais que carnaval e festas. Tem atrativos para todos os gostos, bolsos e disposição. E o Litoral do Baixo Sul é uma das opções para aliar a necessidade de um descanso do intenso período carnavalesco, sem perder as atrações que o próprio verão propicia.

Porque na Bahia é assim. Se uma festa termina, como o carnaval, surgem outras atrações, com inúmeras variedades, movidas pelo eterno clima de verão e pela própria característica desta terra, que sempre tem um opção de lazer e turismo que cabem nas preferências de quem visita este lugar. Então, aproveite essa pausa na agitação e vá curtir um dos lugares mais aprazíveis – dentre os inúmeros que têm – na Praia da Ponta dos Castelhanos, na Ilha de Boipeba, no Baixo Sul do litoral baiano.

A Ilha de Boipeba por si só já é um paraíso. Mas dentro desse paraíso se escondem surpresas, como a Praia de Ponta do Castelhano. A ilha é um lugar “escondido” atrás da Ilha de Tinharé, onde está Morro de São Paulo, e é o oposto da badalada vizinha. As semelhanças ficam por conta do charme rústico das ruas de terra onde o tráfego de automóveis é proibido, e pelas inúmeras praias paradisíacas, de águas claras e vastos coqueirais.

Nos 20 quilômetros de praias de Boipeba, muitas delas só acessíveis por trilhas ou de barco, existem piscinas naturais, com pouco movimento de turistas. Algumas delas surpreendem pela rusticidade, onde o primitivismo da natureza ainda se faz presente. É o caso desta Ponta dos Castelhanos, após uma curta travessia pelo rio Catu, um lugar quase virgem na natureza, cuja infraestrutura é formada por algumas barracas de pescadores que servem almoço a base de frutos do mar da região, como as tradicionais moquecas e o pastel de lagosta, muito abundante no local.

O lugar é tão tranquilo que as opções podem ser se banhar nas águas verdes e tranqüilas do Rio Catu, ou o mar, que se descortina à frente, com águas rasas e praticamente sem ondas, favoráveis à formação de piscinas naturais na maré baixa.

De Moreré ou da própria Vila de Boipeba são aproximadamente 40 minutos de navegação até a praia de Ponta dos Castelhanos. A praia é ideal para caminhadas e para pratica do mergulho esportivo com snorkel. Na maré baixa formam-se piscinas naturais entre os recifes ou bancadas de areia de água quente.

Nessa praia uma das atrações é o Rio do Oritibe, bastante estreito na sua foz , e que vai se alargando ao longo do seu percurso até desaguar no mar, ideal para passeios e canoa e caiaques. No seu entorno os mais lindos manguezais da região com galhos enormes alcançando grandes alturas, o que preserva o ecossistema desta praia.

Como chegar

De Torrinhas ou da Vila de Boipeba, a viagem de barco dura entre 30 a 40 minutos até Ponta dos Castelhanos.Existem também os passeios de barco que saem de Boca da Barra, a praia mais próxima do atracadouro de Velha Boipeba, das 10 às 16 horas. Geralmente os passeios passam pelas piscinas naturais de Moreré, Ponta dos Castelhanos, Coroa Grande e Cova da Onça. Vale olhar antes se a maré está boa pra parar em todos os lugares.

Compartilhar: