简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > Loreto: uma praia de águas mornas e cristalinas bem pertinho de Salvador

Loreto: uma praia de águas mornas e cristalinas bem pertinho de Salvador

Publicado em: 04/03/2020
Por: Adilson Fonseca


Não precisa ir tão longe para, em Salvador, a maior e principal metrópole do Nordeste, curtir um pedaço do paraíso e se deslumbrar com um pouco da nossa história em meio a uma paisagem exuberante. Cercada por águas tranquilas e transparentes, a pequena praia de Loreto, num a das pontas da Ilha dos Frades é simplesmente apaixonante!


É o local perfeito para boas fotos e para ter um dia tranquilo, curtindo suas águas mornas e cristalinas., que na maré baixa, permite uma boa e saudável caminhada na areia ou curtir o calçadão onde tem bancos para sentar e apreciar a paisagem.
A Capela de Nossa Senhora do Loreto, construída no século XVII, é um daqueles cartões postais que mais parece ter sido talhada cuidadosamente em um quadro de pintura, e tem um enorme valor simbólico para a cultura e o turismo na Ilha dos Frades. É uma das mais pitorescas igrejas baianas. Um dos motivos é por estar a alguns metros do mar; o outro é que, lá dentro, tem um altar com elementos neoclássicos.

Nesta pequena parte da ilha, com o aproveitamento e reforma de um velho casarão que no passado servia como sede de fazenda, foi instalado o Centro de Memória da Ilha dos Frades. Hoje, é passagem obrigatória para qualquer interessado em conhecer melhor a origem, fauna, flora, formação geográfica, costumes e manifestações populares da ilha.
A recuperação e utilização do novo píer permitem o desembarque e acesso de todos os tipos de embarcação. O material de construção no entorno da igreja foi cuidadosamente escolhido para integrar-se suavemente à pracinha existente. A localidade ganhou ainda um viveiro com espécies da Mata Atlântica, visando o reflorestamento da ilha, além de um centro de seleção, reciclagem e compactação do lixo.


Importante: no Loreto, não tem barracas de praia. Então, se você for passar o dia, pode levar seus alimentos e bebidas.
Como chegar
Existem algumas agências de turismos que oferecem passeios especiais ´para pequenos grupos. Uma delas é a Adval Viagens e Turismo – Telefone: (71) 3328-0332 / 3329 4834 / (71) 98802 1375, que é uma agência de receptivo local de competência comprovada no mercado turístico nacional como também no receptivo internacional.
Para Passeios especiais – Existem também o serviço de lanchas, yachts e catamarãs, em passeios mais intimistas, românticos, em família ou para pequenos grupos, saindo do Bahia Marina:
– Bahia Passeios
www.bahiapasseios.com.br
Aluguéis de lanchas, yachts, escunas e catamarãs.
Telefone: (71) 99900-7741 / (71) 3179-1718
– Charter Náutico
www.charternautico.com.br
Telefone: (71) 99146-5870
O veleiro possui equipamentos modernos e instalações confortáveis. O aluguel inclui a presença de um comandante, que dá aos visitantes maior segurança, permitindo que se curta a vista e a velejada.
Para Festas e Confraternizações
Escunas – Para quem quer realizar um passeio duramente as festas de confraternizações, existe o serviço de escunas, com capacidade de aproximadamente, 78 visitantes. Bahia Escuna. o aluguel pode ser feito pelo endereço eletrônico:www.bahiaescuna.com ou no Centro Náutico da Bahia | Cidade Baixa, Salvador, Bahia, Brasil
Telefone: (71) 3243-2207
Como chegar por via terrestre:
Partindo de Salvador, pegue a BR-324 (sentido Feira de Santana) para Madre de Deus. São 32 quilômetros até o entroncamento com a BA-522, em direção a cidade de Candeias, e depois mais 20 km até o centro de Madre de Deus, em estrada de boas condições. De lá é só alugar uma embarcação no Terminal marítimo de Madre de Deus.

 

Compartilhar: