简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Hospedagem > Salvador é destaque internacional com hotéis de luxo no Centro Histórico

Salvador é destaque internacional com hotéis de luxo no Centro Histórico

Publicado em: 23/03/2019
Por: Adilson Fonsêca


A poucos metros de um dos ícones do turismo em Salvador, o Elevador Lacerda, e porta de entrada para o Pelourinho, a Rua Chile, rua mais antiga do Brasil, implantada na época da colonização, desperta o interesse não só do turismo, mas de investidores em turismo, que descobrem ali espaços da própria história da Bahia, através de um diversificado acervo arquitetônico que retrata a cultura de um povo.

E nesse espaço, é que estão dois dos m ais importantes empreendimentos hoteleiros na capital baiana: o fera Palace Hotel, em funcionamento desde o ano passado, e o Hotel Fasano, que será inaugurado ainda este ano. Em comum, o fato de ocuparem prédios do início e meados do século passado, em estilo art déco e neoclássico, mantendo as características arquitetônicas originais, mas com requintes de alto luxo e sofisticação.

A esses dois importantes atrativos, soma-se o fato de que na Rua Chile e no seu entorno, está parte da própria história da Bahia , contada através da arquitetura e prédios que remontam o período pós-colonial até meados do século passado. O prédio do Palace Hotel foi inaugurado em 1934, e o seu vizinho, o Hotel Fasano, é de 1912. Mas a rua Chile abriga a antiga sede da Associação dos Trabalhadores no Comércio, de 1910, que vai abrigar o futuro Centro Gastronômico, acoplado a vários outros imóveis da época.

É ali mesmo, entra a Praça castro Alves e a entrada para o Centro Histórico, que se situam dois dos prédios coloniais da própria história da Bahia, a Câmara dos vereadores, antiga Cadeia Pública do Brasil Colônia, quando Salvador era a capital do Brasil, e o Palácio Rio Branco, sede original do Primeiro Governador Geral do Brasil, Thomé de Souza. No entorno, na Rua da Ajuda, está uma das igrejas mais antigas, a de Nossa Senhora da Ajuda, além de várias lojas de antiquários que exibem peças artesanais e mobiliários do período colonial.

Entre os melhores – Se o Centro Histórico já pé um atrativo mundial à parte, desde quando foi tombado, na década de 80 do século passado, como Patrimônio Histórico e Arquitetônico da Humanidade, pela UNESCO/ONU, o Fera Palace Hotel se insere no turismo mundial ao ser escolhido entre os 39 melhores hotéis urbanos do mundo, sendo o único no Brasil e o segundo na América Latina, a ser incluída nessa seleta lista.

O hotel em Salvador foi indicado pela revista Wallpaper, uma das mais conceituadas e especializada publicação sobre hotelaria em todo o mundo, rivalizando com hotéis tradicionais como o W Panamá (Panamá), Crillon (Paris), Bulgari (Dubai) e Six Senses (Cingapura).

Rua Chile é a mais antiga do Brasil – Tal como a primeira capital do Brasil, Salvador, a Rua Chile, é também a primeira rua implantada no Brasil, implantada em 1549, junto com as primeiras edificações da capital do Brasil à época, antes de ser denominada “Rua Chile”, foi chamada de Rua Direita dos Mercadores e Rua Direita do Palácio.

O nome atual decorre de uma proposição da Câmara dos Vereadores, em 1902, por ocasião da visita da esquadra da Marinha do Chile, cujos integrantes haviam desfilado pelo centro da cidade. A rua era essencialmente comercial, com diversas lojas que vendiam tecidos, roupas masculinas e femininas, perfumes, jóias e utensílios domésticos.

Hoje é a porta de entrada para o Centro Histórico de Salvador tendo em seu entorno alguns dos principais cartões postais da cidade como a Praça Castro Alves, Elevador Lacerda, Igreja da Ajuda, Câmara Municipal e Conjunto Arquitetônico da Misericórdia.

Compartilhar: