简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > Um dique de lazer e histórias da Bahia

Um dique de lazer e histórias da Bahia

Publicado em: 02/12/2020
Por: Adilson Fonsêca


…Eu fui ao Tororó
beber água e não achei
Encontrei linda morena
que no Tororó deixei…

O autor dessa marchinha popular de São João é desconhecido, mas o Dique do Tororó, espelho d`água na região central de Salvador é um dos locais mais conhecidos e fotografados da capital baiana.
Local, místico, onde há mais de 100 anos é considerado um dos espaços de manifestações das religiões de matrizes africanas, fica ao lado da Arena Fonte Nova e ornado por frondosas árvores, como a Sumaúma de Macaco, considera sagrada nos rituais do sincretismo religioso, e habitat naturais de peixes como a Tilápia.
É o único manancial natural de água doce no Brasil que é tombado pelo IPHAN – Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O seu espelho d`água é formado por uma lagoa de 110 metros cúbicos, que formava, no século XVIII a Bacia do Rio Uurucaia, que à época era um dos mananciais que abasteciam Salvador.


A história diz que o Dique do Tororó tinha uma função defensiva da capital contra invasões estrangeiras. E que as águas foram represadas no final do século XVII e meados do século XVIII para a defesa dos limites de Salvador. No período colonial, a população de de Salvador tinha, por hábito, se abastecer nas águas do dique. Daí a suposta origem da marchinha popular junina.
Sincretismo – Uma de suas principais características atuais são as oito esculturas de orixás de flutuando no espelho d`água, ali colocadas em 1998 pelo artista plástico Tati Moreno. As esculturas representam os orixás Oxum, Ogum, Oxóssi, Xangô, Oxalá, Iemanjá, Nanã e Iansã. À noite elas ganham uma iluminação cênica especial.
Área arborizada, atrativa, aprazível, serve como distração, divertimento e é utilizado também como local de lazer e pratica de esportes. O espaço conta com decks para pescarias, passeios de barcos e pedalinhos, pistas de Cooper, academia de ginástica pública ao ar livre . playground, piqueniques, além de restaurantes, quiosques e amplo estacionamento. Aos Domingos a partir as 8h é fechado a pista sentido horário, para Lazer.

Compartilhar: