简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > Um roteiro pela religiosidade do Santo Antonio e do Carmo

Um roteiro pela religiosidade do Santo Antonio e do Carmo

Publicado em: 25/01/2020
Por: Adilson Fonseca


Colados ao Pelourinho, mas com uma identidade própria, o Santo Além Além do Carmo e o próprio Carmo nasceram fora dos limites histórico da cidade Eram local de residência de nobres, embora além dos portões da cidade. A bela vista do alto da Baía de Todos os Santos era um atrativo, e continua sendo.

No contexto atual, os dois bairros, que se interligam, são a parte final do cortejo cívico da Independência da Bahia, o 2 de Julho, mas também um local de muita boemia, ateliers artísticos, cafés, mas de templos religiosos, que guardam no seu interior, a essência da história da capital baiana no período colonial.

Entre casarios, ruelas, becos e ladeiras calçados com paralelepípedos e pedras “cabeça de negro”, três igrejas se sobressaem, como torres religiosas vigilantes da história: Igreja de Santo Antonio, Boqueirão e Passo. Todas são abertas à visitação e realizam missas em dias específicos, e no seu interior, peças sacras e, principalmente, a história da cidade guardas em imagens, documentos e peças de artesanatos.

Igreja de Santo Antônio Além do Carmo – São séculos de história do Brasil registrada nesse templo religioso construído em 1594, como uma pequena capela, visitada pelo padre Antonio Vieira, e que 1648 foi elevada à condição dea Igreja matriz, continuando a passar por reformas até o século XX.

Seu interior é revestido de escaiola, talha neoclássica e sua fachada tipicamente rococó. O passeio é inesquecível no final da tarde, quando o pôr do sol é especial. Outra coisa interessante é que no pátio desta igreja rolam ensaios do bloco de carnaval ‘De Hoje a Oito’, festas ‘Bailinho’ e shows dos Skanibais, entre outros. Amém, saravá!

Serviço

Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h, sábado, das 8h às 12h.Endereço: Largo de Santo Antônio, 01, Sto. Antônio, Salvador.Entrada: Aberto ao público.

Igreja do Boqueirão – A Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora da Conceição do Boqueirão dos Homens pardos foi construída em 1726. Possui uma arquitetura semelhante à da Igreja do Rosário dos Pretos, no Pelourinho, mas está cercada de vários casarões antigos, na rua Direita de Santo Antonio. No período colonial o local era uma grande encosta (boqueirão) que constituía uma antiga trincheira de defesa da cidade, e que servia como referência na divisão das cidades Alta e Baixa.

A construção iniciou-se na mesma época, e consta que no ano de 1750 o corpo da igreja já estaria edificado. No entanto, a maior parte dessa igreja, incluindo as torres, foi finalizada entre fins do século XVIII e meados do século XIX. Rica na arquitetura, a igreja possui uma conjunto harmônico com todas as dependências próprias aos ofícios de uma irmandade: sacristia, sala de consistório, casa dos santos, uma catacumba, e um conjunto de arcadas na sua parte posterior, dispostas de forma a acompanhar a topografia local.

Serviço

Endereço: Rua Direita do Santo Antônio, 60 – Santo Antônio. Horário de funcionamento de segunda-feira a sábado, das 8h às 12h . Tels.: (71) 3314-1749 / 3231-0188

Igreja do Passo – Na sua vizinhança está a casa onde morou o poeta Castro Alves, além de vários casarões coloniais. Fica nos limites do Carmo, na Rua do Passo, uma rua estreita. Mas o acesso à Igreja também pode ser feito pela larga escadaria da Igreja, logo em frente, que liga a Ladeira do Carmo com a Rua do Passo.

O templo ficou conhecido dos turistas porque em 1962 foi gravado no local o filme “O Pagador de Promessas, com Leonardo Villar, único filme brasileiro a vencer a Palma de Ouro de Cannes, dirigido por Anselmo Duarte, com base na peça de Dias Gomes. O filme foi rodado na escadaria que dá acesso à Igreja do Passo, onde a promessa deveria ser paga. No filme, a Igreja é chamada de Igreja de Santa Bárbara, mas, na verdade, essa é a Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo.

A partir do dia 27 de outubro de 2018, a Igreja foi entregue aos cuidados do Apostolado da Oração, Rede Mundial de Oração do Papa, e passa a ser a Sede Arquidiocesana deste movimento que existe em mais de 90 países e tem 175 anos de existência. O grupo do Apostolado da Oração tem como Diretor Espiritual o padre Valson Santos Sandes e como carisma e

Na Igreja do Passo existe uma imagem de Santa Barbara, em gesso, que foi usada durante as locações do Filme “O Pagador de Promessas”. Embora não sendo uma igreja dedicada a Santa Bárbara, a Igreja do Passo guarda a bela imagem e passa a celebrar a sua festa em 04 de dezembro. Possui imagens de São José, N. S. da Conceição e N. S. Mãe dos Homens. Foi tombada pelo Iphan em 1938.

Serviço

Missas: Terças e quintas: 17h. E na1ª e última sexta do mês – Missa do Sagrado Coração de Jesus – 9h

Visitação: – Segunda a sábado – 9 às 17h Taxa: 5,00 por pessoa. Visitação programada (mínimo 5 pessoas) ao Campanário da Torre e Cripta: R$ 5,00 por pessoa

Compartilhar: