简体中文EnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol

Destinos Incríveis

Pratos deliciosos, praias… É Itacaré

Postado em: 08/12/2018
Por: Adilson Fonsêca

Imagine uma variedade de pratos prontos para serem degustados tendo como cenário um dos lugares mais badalados do litoral baiano?. Pois isso você encontra em Itacaré, onde se realizam anualmente os festivais gastronômicos com os melhores chefs de cozinha regional da Bahia, e onde se realizam etapas de campeonatos de surf em uma de suas inúmeras praias.

Pertinho de Ilhéus, a apenas 70 quilômetros, da Baía de Camamu e da Península de Maraú, e fácil de chegar para quem sai de Salvador, por carro ou de avião, o município de Itacaré, de pouco mais de 25 mil habitantes é um constante e freqüente point do verão mesmo no período de inverno.

Este ano o festival gastronômico, na sua quarta edição, foi de tamanho sucesso, que os organizadores já programaram o festival de 2018, que vai acontecer durante o mês de julho. Mas com ou sem festival, Itacaré brilha por sua gastronomia e pela variedade de opções à mesa.

Na Costa do Cacau, internacionalmente conhecida, a Praia de Itacaré é a primeira praia da no litoral baiano ao sul de Salvador. Uma região encantadora, formada por uma sequência de praias, cuja natureza ainda está praticamente intocada, com morros cobertos por florestas e muitos coqueiros. As praias atraem muitos surfistas, em função das ondas fortes, consideradas as melhores da Bahia, e das águas quentes o ano inteiro, inclusive no inverno.

De comer, de beber – A cidade fervilha o ano todo. Afinal, são praias para todos os gostos, desde aquelas próprias para o surf, como aqueles escondidas, onde o acesso só é feito por trilhas.

Excelente destino para os adeptos do ecoturismo e os praticantes de esportes radicais, em uma Área de Preservação Ambiental, por onde é possível fazer rafting, moutain bike, arvorismo, trilhas e rapel – ou simplesmente curtir a exuberância da Mata Atlântica com seus rios e cachoeiras.

Mas o que chama atenção o ano todo é a sua exuberante gastronomia são 44 restaurantes qualificados, 16 pizzarias, 12 cafés, 21 lanchonetes, oito sorveterias, 13 bares. Ali se serve do acarajé, encontrado nas ruas de Salvador, à inigualável moqueca de camarão Curulá, espécie nativa da região. Peixes, moluscos e mariscos fazem a festa de quem gosta do trio dendê, pimenta e coco.

E para quem quer curtir esse verão 365 dias do ano, existem 73 hotéis e pousadas, 44caasa de aluguel de temporada, 22 flats, 6 hostel (albergues), e cinco campings. Além de uma intensa e agitada vida noturna.

Como chegar

Avião – De Salvador partem vôos diários que duram menos de uma hora até Ilhéus. O mesmo ocorre para quem vem de Porto Seguro.

Carro/ônibus – Do Terminal Rodoviário de Salvador saem ônibus diários para Ilhéus e do Terminal do ferry Boat, de Bom despacho, de hora em hora há ônibus para Ilhéus, passando por Itacaré.


De carro, pelo sistema ferry boat, são menos de cinco horas de viagem por uma das regiões mais belas da Bahia, a BA-001, que atravessa todo o Baixo Sul, passando por Valença e Camamu. Para quem vem de Ilhéus, são apenas 70 quilômetros até Itacaré.

Compartilhar:

Outras
Notícias