简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > Barra Grande, a entrada do paraíso chamado Península de Maraú

Barra Grande, a entrada do paraíso chamado Península de Maraú

Publicado em: 06/01/2021
Por: Adilson Fonsêca


By horse, by rail, by land, by sea, our journey starts. Assim, em 1974, o cantor de rock progressivo ingles, Rick Wakeman se referia às descobertas e aventuras relatadas no seu álbum The Journey to the centre of the Earth – Viagem ao Centro da Terra.

Obviamente que não se trata de uma viagem ao centro do planeta, mas sim de uma aventura que reserva aos visitantes lugares fantásticos, geograficamente perto de Salvador, mas distante na medida em que o acesso não pode ser feitio por meios convencionais, por estradas asfaltadas, aeroportos ou navios luxuosos.

Trata-se de Barra Grande, na Península de Maraú, Baixo Sul do Estado, onde a natureza mostra o seu esplendor com recantos e praias paradisíacas de tirar o fôlego.

E para se chegar ao local, é necessário certa pitada de aventura. De barco, a partir da cidade de Camamu, de terra, em 50 quilômetros de desafios por causa das condições da estrada.

Barra Grande é a porta de entrada da magnífica Península de Maraú. Ficar em Barra Grande é uma boa ideia, mas não se acomode, porque o resto da península é simplesmente demais para não ser visitada.

O lugar guarda a magia de um vilarejo em que ao longo das praias, oferece inúmeros recantos para serem registrados nas lentes dos olhos e da fotografia. E com um por do sol que à cada fim de tarde se renova em explosões de cores.

Barra Grande – É uma pequena vila de praia que conseguiu manter a sua autenticidade e encanto ao longo dos anos. Um lugar onde pode-se caminhar nas inúmeras praias com a tranqulidade de quem pode relaxar sem as preocupações da cidade grande.

Pode-se nadar em um mar extremamente límpido e transparente, O que ainda é considerado uma vila de pescadores também é um paraiso tranquilo onde a vida é simples, longe do estresse e da pressa do cotidiano.

Mas ao chegar em Barra Grande, o visitante percebe que todo esforço mais do que vale a pena. E ele percebe isso logo no começo da viagem, caso queira ir de barco, a partir de um porto na cidade de Camamu.

São inúmeras ilhas, reentrâncias dos diversos canais dos rios de Contas e da própria Baia de Camamu. Em todas as direções que se olhar, vê-se a pujança da natureza que deslumbrar visitantes e nativos

Como chegar

Transporte aéreo – O aeroporto mais próximo está localizado em Ilhéus. O aeroporto internacional mais próximo é o de Salvador . Uma pista de pouso localizada perto da vila de Barra Grande permite receber aviões de pequeno porte. Taxis aéreos podem ser fretados no aeroporto de Salvador.

Transporte de barco – A partir da cidade de Camamu, as opções para se chegar a Barra Grande são por barcos de tamanho médio, que fazem o trajeto até Barra Grande em 1 hora e 20 minutos. Para os mais ansiosos em conhecer o local, existem as lanchas rápidas que fazem esse trecho entre 35 e 40 minutos.

Via terrestre – Recomenda-se antes de tudo carro com tração e ficar atento às condições de chuvas, que torna a estrada, a BR-030, praticamente intransitável. Não existem ônibus que fazem o trajeto até o distrito de Barra Grande. Quem viajar de ônibus deverá ir primeiro a Camamu e continuar de barco até Barra Grande. De Camanu tem que continuar até a entrada da cidade de Maraú e de lá seguir pela BR-030 (estrada de terra) por mais ou menos 50 quilômetros.

Como circular – As praias da Península de Maraú são ligadas por uma estrada de terra. Se você não vier com veículo próprio, pode contratar táxis ou jardineiras (caminhonetes adaptadas para levar passageiros) no centrinho de Barra Grande. Leve dinheiro, pois não há bancos ou caixas eletrônicos na península.

Compartilhar: