ArabicChinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish
Home > Destinos Incríveis > Igreja do Bonfim. Local de devoção, história e turismo*

Igreja do Bonfim. Local de devoção, história e turismo*

Publicado em: 04/12/2023
Por: Adilson Fonsêca
Atenção: Caso qualquer das fotos que ilustram essa matéria seja de sua autoria nos informe via WhatsApp (71) 9.9982-6764 para que possamos inserir o crédito ou retirar imediatamente.
Para quem chega a Salvador e se depara com a multireligiosidade, que faz da capital baiana, a mais sincrética do Brasil, a Basílica do Bonfim é um ponto obrigatório de visitação. Seja pelo simbolismo maior da fé Católica, seja pela história, ou pela beleza do local, turistas de toda parte do mundo se encantam com o lugar.
Situado num promontorio, conhecido como *Colina Sagrada*, a Igreja do Bonfim é o maior símbolo religioso da Bahia, famosa pela sua tradicional e secular lavagem, que se transformou na segunda maior manifestação de rua da Bahia, só perdendo para o Carnaval.
Construída no Século XVIII, entre 1745 e 1773, a Igreja Nosso Senhor do Bonfim está localizada na Península de Itapagipe, na Cidade Baixa. O monumento se destaca na geografia da península, podendo ser visto de várias partes das encostas que compõem o Centro Histórico de Salvador e do Subúrbio Ferroviário.
*Sincretismo* – A Igreja do Bonfim é o maior símbolo da devoção dos católicos, na reverência ao Senhor do Bonfim, e também um referencial das Religiões de Matrizes Africanas, na figura de Oxalá, o senhor de todos os orixás. E esse sincretismo se faz presente na segunda Quinta-Feira de Janeiro, quando ocorre o tradicional cortejo da Lavagem do Bonfim, um percurso de oito quilômetros pelas ruas da Cidade Baixa.
Mas durante o ano todo o local é um dos principais atrativos turísticos da capital baiana, principalmente pelas manifestações religiosas de diversas matizes, desde os devotos que vão agradecer na Sala dos Milagres, aos Pais e Mães de Santo que oferecem o ritual do tradicional “banho de folha” na praça defronte à igreja, e as fitinhas coloridas, que se transformaram quase que numa devoção, que são amarrada pelos fiéis ao longo de todo o gradil que cerca o templo.
*Como chegar e horário das missas*
– Das estações de transbordos da Lapa, e da Rodoviária, e de quase todos os bairros de Salvador partem ônibus para a Ribeira, tendo como trajeto a Igreja do Bonfim.
– Para quem está de carro, saindo de qualquer área da Cidade Alta ou Orla, o trajeto passa pela parte baixa do Elevador Lacerda, bairro do Comércio, Calçada, Largo de Roma (onde fica o Santuário de Santa Dulce dos Pobres) e a Baixa do Bonfim.
*Missas*- Sexta e domingo, das 5h30 às 18h30. Na última e primeira sexta-feira de cada mês, das 5h30 às 19h30.
Compartilhar: