简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > 7 destinos incríveis na Bahia que você precisa visitar

7 destinos incríveis na Bahia que você precisa visitar

Publicado em: 18/10/2020


Quinto maior estado do Brasil em extensão, e o que possui a maior faixa litorânea, com 1.100 quilômetros, a Bahia não tem uma geografia diversificada, com planícies costeiras, clima montanhoso, florestas, cerrados e semiárido. As diferenças geográficas são grandes e por isso mesmo atrai público diverso em todas as épocas do ano.
O litoral se caracteriza por uma planície costeira, coberta em parte pela Mata Atlântica, mas também com grandes extensões de manguezais, foz de rios caudalosos e escarpas que formam falésias de até 30 metros de altura. Possui as duas maiores baias do País e dezenas de ilhas, algumas desabitadas, e a maior extensão do Rio São Francisco, com mais de mil quilômetros entre as divisas com os estados de Minas Gerais até os limites com os estados de Sergipe, Alagoas e Pernambuco.
A maior taxa demográfica está no litoral, incluindo Salvador, a capital, e onde estão as melhores e maiores infraestrutura turística e hoteleira. Essa faixa de alta densidade demográfica, onde estão Salvador e o Recôncavo Baiano, tem um importante parque industrial e é propícia à agricultura, que se beneficia de chuvas abundantes durante o inverno. Ao longo do litoral da Bahia, existem mais de oitenta campos de extração de petróleo e gás.


O Semiárido – Já o interior baiano, de clima semiárido, predisposto a secas, é um grande planalto entrecortado por rios. Seu ponto culminante é o Pico dos Barbados, de 2.033 metros de altura. A economia nessa região se baseia principalmente na pecuária, embora a agricultura se desenvolva com êxito em áreas esparsas do estado, como no Vale do São Francisco, que produz frutas para exportação e, pasmem, uvas para a produção de vinhos – há que se ressaltar, bons vinhos. Irecê, no agreste, é o maior produtor de feijão do Nordeste e Barreiras se destaca no cultivo de soja. Porém, na maior parte do interior, predomina a agricultura de subsistência.
Os lugares de interesse turístico na Bahia começam por sua capital, Salvador. A cidade tem um lindo centro histórico colonial, declarado Patrimônio da Humanidade, inúmeros museus, lindas praias, restaurantes de classe internacional e vida noturna animada. Isso sem falar de seu carnaval, que atrai turistas do mundo todo.
Itaparica, Recôncavo Baiano – As águas calmas da Baía de Todos os Santos são ideais para a prática de esportes náuticos e aquáticos como windsurf, vela, remo, canoagem, mergulho, esqui aquático e jet ski. Para amantes do ecoturismo há trilhas em meio à Mata Atlântica e rios navegáveis que cortam manguezais.
Costa dos Coqueiros – Há de tudo na Costa dos Coqueiros – mordomia, simplicidade, aventura, esporte, agito, sossego. É nessa região da Bahia que fica Mangue Seco com dunas móveis, coqueiros semienterrados na areia, rios, manguezais e histórias de Tieta.
Morro de São Paulo e Costa do Dendê – Nessa região de litoral recortado e dominado por arquipélagos, ao sul do Recôncavo Baiano, fica o povoado de Morro de São Paulo, um dos mais conhecidos e procurados pontos turísticos da Bahia, situado na Ilha de Tinharé.


Ilhéus e Costa do Cacau – Além de história, a Costa do Cacau tem belezas naturais e cidades bem estruturadas para receber visitantes. A região serviu de cenário para alguns dos romances de Jorge Amado. Um litoral de lugares históricos e belas praias, como Ilhéus e Itacaré, mas também Canavieiras, onde foi rodada a novela Porto dos Milagres,  e que costuma ter anualmente um festival do Caranguejo.
Porto Seguro e a Costa do Descobrimento – Esse trecho do litoral da Bahia tem lindas praia e locais super badalados, como Caraíva, Trancoso e Arraial D`Ajuda, e outras, mais afastadas, porém espetaculares, praticamente “intactas”.


Abrolhos e Costa das Baleias – Uma parte ainda pouco conhecida dos próprios baianos e mais por capixabas, mineiros e paulistas. A partir de Porto Seguro até a divisa com o Espírito Santos, existem locais bem badalados, como e par algumas já bem badaladas, como as de Corumbaú, Comuruxatiba.
A Costa das Baleias proporciona ambiente para prática de esportes náuticos e mergulhos, tem lindas praias, rios, trilhas ecológicas e boa culinária à base de frutos do mar. É nessa região da Bahia que fica Abrolhos, um lugar espetacular mergulho.


Chapada Diamantina – A cidade de Lençóis é uma espécie de capital da Chapada Diamantina, pois é de lá que parte as trilhas para os lugares mais fantásticos da região, rica em cachoeiras, grutas e caminhos dos antigos garimpeiros de ouro, diamante e esmeralda.
Rio São Francisco – Para quem gosta de aventura nada melhor que navegar nas corredeiras do cânyons do Velho Chico, na divisa entre os estados da Bahia, Sergipe e Alagoas. Ou se deliciar com as extensas extensões de dunas de areia branca no Vale da Barra, antes da entrada do Lago de Sobradinho, o maior lago artiici8al do mundo. Na época de chuvas, a cidade de Paulo Afonso, sede do complexo hidrelétrico da CHESF, fica repleta de cachoeiras formadas pelas cinco usinas e barragens implantada na região.

 

Compartilhar: