简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > Prepare-se para a romaria a Bom Jesus da Lapa para renovar sua fé 

Prepare-se para a romaria a Bom Jesus da Lapa para renovar sua fé 

Publicado em: 01/03/2021


Durante todo o ano a cidade, em pleno semiárido baiano, nas margens do Rio São Francisco, é um santuário religioso que atrai pessoas de todo o Brasil. Mas é em agosto, festa do padroeiro Bom Jesus, que a cidade recebe centenas de caravanas de romeiros, em uma peregrinação religiosa que ultrapassa os séculos, e se constitui em uma das maiores manifestações do país na atualidade.

Referência do turismo religioso na Bahia, Bom Jesus da Lapa, a 796 quilômetros de Salvador, e a 676 quilômetros de Brasília, fica no Oeste Baiano e a exemplo de anos anteriores, tem, sua população decuplicada com a chegada de romeiros. Este ano, a cidade está com uma população flutuante em torno de 650 mil pessoas, bem acima dos 70 mil habitantes locais, por causa da festa do padroeiro da Lapa, que começou no final do mês passado e termina no próximo dia 06.

A romaria é a de número 328 e o novenário, que começou no último dia 28 de julho, vai até o dia 06, quando acontece a famosa procissão pelas ruas da cidade e a festa dos chapéus, que marca a despedida dos romeiros. No último dia da festa, a programação prevê missa solene, a partir das 7 horas. A celebração prossegue até 17h e inclui procissão. Viajantes de todo Brasil participam da romaria e aquecem a atividade turística da cidade, situada às margens do Rio São Francisco.

O santuário – O público da romaria é constituído, em sua maioria, por pessoas vindas de todos os estados brasileiros, com predominância das cidades da Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Tocantins. O santuário, localizado em uma enorme gruta às margens do Rio São Francisco, abriga centenas de fiéis e é constituído por diversas galerias que dão acesso aos mais belos espetáculos de rochas e onde estão diversas imagens, altares e palcos para as missas que alím são realizadas.

Com a festa ganhando dimensões fora do estado, os dados da Secretaria do Turismo de Bom Jesus da Lapa indicam que a média de turistas na cidade aumentou em 15% nos últimos três anos. O turismo religioso é o carro-chefe: representa 70% da renda da capital baiana da fé. As festas religiosas do município, que chegam a receber dois milhões de pessoas por ano, geram emprego, renda e movimentam bastante o setor hoteleiro.
A cidade
Bom Jesus da Lapa fica a 796 quilômetros a oeste de Salvador e a 675 quilômetros de Brasília. Tem uma população de aproximadamente 70 mil habitantes. As primeiras visitas à região ocorreram ainda no século XVI, quando a cidade começou a se desenvolver a partir de uma gruta localizada dentro de um dos morros que compõem o município.
Após o artista plástico português, Francisco de Mendonça Marter ter se estabelecido no local como um monge, viajantes e peregrinos visitavam a fazenda Morro, da qual surgiu o município, para procissões e descanso. Grande parte da importância da cidade se deve ao turismo religioso. Bom Jesus da Lapa é sede de uma das principais romarias do Brasil.

Como chegar
De ônibus, de carro ou de avião, quem chega a Bom Jesus da Lapa tem logo uma grata surpresa. A rótula de acesso à cidade foi transformada em uma grande área urbanizada para missa campal, com altar e bancos, como uma igreja a céu aberto, numa referência à religiosidade da população local e dos visitantes.
Bom Jesus da Lapa fica a 796 km de Salvador (via BR-324, BR-116, BR-330 e BR-430), a 636 km de Brasília (via BR-349) e a 894 km de Belo Horizonte (via BR-116, BR-330 e BR-430). A Viação Novo Horizonte faz as linhas ligando Bom Jesus da Lapa a Salvador (partindo diariamente da capital às 19horas), Feira de Santana e mais 19 municípios baianos. Há também linhas interestaduais para Brasília e São Paulo.

Compartilhar: