简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > Lagoa encantada, um lugar realmente encantador em Ilhéus

Lagoa encantada, um lugar realmente encantador em Ilhéus

Publicado em: 08/05/2020
Por: Adilson Fonsêca


Se o seu conhecimento sobre Ilhéus, essa joia litorânea no Sul da Bahia se resume aos livros de Jorge Amado ou mesmo às histórias sobre a produção de chocolates e de suas praias, vai se surpreender quando descobrir que a região possui muito mais que isso. No meio da Mata Atlântica próxima ao mar, numa área de 6,4 quilômetros quadrados e cercados por mata nativa, a Área de Preservação Ambiental (APA) esconde segredos da natureza, em boia parte, ainda virgem: a Lagoa Encantada.


O local fica a 34 quilômetros do centro de Ilhéus (sendo 12 km em estrada de terra), e é acessível através das agências de turismo locais que oferecem um roteiro incluindo traslado, barco e refeições. E o passeio não é apenas contemplativo. Um dos locais de visitação é a Vila Lagoa Encantada, um vilarejo de onde se consegue passeios de barco e canoa. Isso porque para conhecer toda a extensão da lagoa é preciso contratar um barco que leve até o “ponto final” da lagoa.

E é lá que a surpresa acontece: duas cachoeiras, uma defronte à outra. Então, depois de se encantar com a densa vegetação, aproveite a tranquilidade para mergulhar no encontro das águas delas e tomar uma relaxante ducha natural. Programe a volta para o fim da tarde – o pôr do sol é um espetáculo digno das melhores fotografias. Os tours que saem de Ilhéus duram quatro, seis ou oito horas. Todos dão uma volta completa pela lagoa. A região oferece, ainda, duas trilhas demarcadas, com belos cenários.

A APA Lagoa Encantada

A Área de Proteção Ambiental da Lagoa Encantada, como Unidade de Conservação, torna-se um importante instrumento de conservação do ambiente natural, pois possibilita conciliar a prática de atividades econômicas com os interesses ambientais. Seu objetivo básico é proteger a diversidade biológica da região, disciplinando o processo de ocupação e assegurando o uso sustentável dos recursos naturais.

A lagoa que dá nome a APA é uma formação dos rios Pipite e Caldeiras, e forma um conjunto harmônico com a beleza e exuberância da Mata Atlântica. Além da floresta, cachoeiras, nascentes e cavernas, a APA abrange uma área litorânea onde são encontradas restingas e manguezais. Diversas Reservas Particulares estão implantadas ou em fase de implantação.

Localização e área – A APA abrange o litoral norte do município de Ilhéus, além dos municípios de Uruçuca, Itajuípe, Coaraci e Almadina, no Litoral Sul da Bahia, com uma área de 157.745 hectares, fazendo parte da bacia hidrográfica do Rio Almada.

Curta a viagem pela APA

– Passeio de chalana pelo Rio Almada
– Passeio de barco ou canoa na Lagoa Encantada
– Visita às comunidades de Sambaituba e Aritaguá
– Visita ao povoado de Areias
– Belas corredeiras e cachoeiras formadas pelos rios Pipite e Caldeiras
– Remanescentes da antiga estrada de ferro, principalmente as pontes e as estações
– Ambientes propícios à prática de esportes radicais, como surf, windsurf, rappel, trakking e mountain bike
– Anualmente é realizado o Festival do Peixe, promovido pela Prefeitura local, que ajuda a divulgar a famosa culinária local.

Como chegar
Acesso pela BA-001, sentido Ilhéus. Entrada para a estrada secundária no Km 13 da BA-001. Para chegar lá você deve pegar a estrada Ilhéus/Itacaré e ficar de olho na placa à esquerda (Lagoa Encantada). Lá você vai andar mais uns 13 km em estrada de chão até chegar na lagoa.

Compartilhar: