简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > A Barra é muito mais que uma bela praia. É história, cultura e o melhor de Salvador

A Barra é muito mais que uma bela praia. É história, cultura e o melhor de Salvador

Publicado em: 30/09/2020
Por: Adilson Fonsêca


Um dos principais cartões postais da capital baiana, a Barra, com o seu prolongamento denominado de Barra Avenida, é muito mais que duas das principais praias de Salvador, a do Porto e a do Farol. É cultura, lazer, história de um povo que aqui chegou, em 29 de março de 1549, portanto, há 470 anos, e criou um jeito de viver único no Brasil, marcado pela diversidade ancestral, e que se espraia na música, na dança, na gastronomia, na cultura e na religiosidade.

A Barra foi o ponto de partida para a fundação da Cidade do Salvador, em 1549, elevada mais tarde como a primeira capital do Brasil. É um dos bairros mais visitados por baianos e turistas, pela qualidade de suas praias e pela diversidade de serviços e entretenimentos. O melhor é que todo esse roteiro ´pode ser feito a pé, tal a proximidade entre si. O bairro tem a orla para esportes, as praias urbanas belíssimas, e no carnaval, é um dos principais palcos da festa, pois por ali passam os trios e blocos dos principais circuitos do Carnaval de Salvador.

O bairro ganhou recentemente mais um equipamento de lazer, com a implantação do primeiro projeto do Parque Marinho da Barra. Esta será uma área de proteção que irá do Farol até o Porto da Barra. Nesta extensão, é necessária a preservação de três naufrágios que guardam uma infinidade de biodiversidade. Para curtir o que de melhor a região oferece, vai algumas dicas para baianos e turistas:

Farol da Barra – Considerado um dos um dos mais belos patrimônios arquitetônicos da cidade, é parada obrigatória para selfies. O Forte onde fica o Farol, administrado pela Marinha, abriga o Museu Náutico da Bahia, aberto a visitação pública, de terça a domingo, das 9h às 18h. O espaço conta com um acervo histórico formado por objetos de diversas épocas, alguns deles submersos por até 300 anos. Histórias que nos ajudam a compreender a relação do homem com o mar e da Bahia com o Farol. Na parte alta do farol, na sua torre se tem a visão 360º de Salvador e, do pátio, o visitante tem uma visão de 180° de toda a Baía de Todos os Santos. Além disso, agora tem o Farol Café & Wine Bar, um lugar charmoso com um cardápio composto por comidinhas como quiches, saltenhas, tortas, cafés com bolos, brigadeiros e muito mais.

Praias do Porto e Farol da Barra – É considerada a melhor praia de Salvador. Foi nessa pequena enseada que ocorreu o desembarque da esquadra de Thomé de Souza, em 29 de março de 1549. Diversão para famílias, esportistas, “festeiros”, moradores e turistas. A orla um espaço tomado de pessoas na ciclovia andando de bicicleta, correndo, caminhando, andando de skate ou de patins. Nas areias tem ambulantes credenciados que vendem do queijo coalho ao picolé “capelinha”, tradicional por aqui. Também tem serviços de aluguel de guarda-sol e cadeiras.

O Porto da Barra é a praia ideal para as pessoas que querem um banho de mar tranquilo, indicada para a prática de esportes náuticos, como a canoa havaiana e SUP. Próxima, a Praia do Farol da Barra forma piscinas naturais na maré seca. Já a faixa próxima ao Cristo, com ondas fortes e boa qualidade de água, é a mais indicada para surfistas avançados. Esta é a praia Barravento, na Barra Avenida, entre o Cristo e o Farol da Barra, mais próxima ao Morro do Cristo, ao lado do restaurante Barravento.

Espaço Pierre Verger – Esse espaço pode ser visitado nas instalações do Forte Santa Maria, um dos três que compões o cenário da orla da Barra. Ali funciona o Museu de Fotopgrafia da Bahia, em um lugar onde é possível viajar por todo o Estado da Bahia, e por cada canto dessa cidade através de fotografias. O Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana é um projeto dedicado à valorização, reconhecimento e divulgação da fotografia baiana.

Além do legado do etnólogo e fotógrafo franco-baiano Pierre Verger, tem também o trabalho de mais 60 fotógrafos que nasceram ou fixaram residência na Bahia. E mais! Diariamente, das 18h15 às 19h, imagens do acervo são projetadas através da técnica de vídeo “mapping” na fachada do Forte.

Arte interativa virtual – O cimento, os relevos, a textura e as cores de Hector Julio Páride Bernabó, o Carybé, estão representados em um dos lugares mais charmosos da cidade: o Porto da Barra. As obras não estão nas paredes, mas o universo virtual criado para a experiência faz uma imersão em sua obra através de vários recursos de mídia digital e realidade virtual.

Para completar, diariamente, das 18h15 às 19h, imagens do acervo são projetadas através da técnica de vídeo “mapping” na fachada do Forte.

A gastronomia – Ali bem perto do Farol da Barra tem um Bistrô Restaurante de cozinha moderna e contemporânea muito interessante! O Du Chef Arte e Gastronomia by Lucius Gaudenzi. Entre as maravilhas servidas no menu, comece com a La Lanzada, tentáculo de polvo espanhol grelhado com batatas e dressing de páprica

Carvão Restaurante – A cozinha de fogo é conhecida por duas marcas registradas: carne suculenta e o sabor de brasa! Conhecido como um dos melhores restaurantes de carnes da cidade, um dos destaques é a conserva de maxixe defumado, que combina bem com a carne bovina e a suína.

BRAVO – Burger & Beer – Considerada como uma das melhores Hamburguerias do Brasil, tem um menu apurado, incluindo opções sofisticadas em pães especiais. O bacon está sempre crocante, a carne no ponto certo e a carta de cervejas artesanais é extensa. Para ficar “redondo”, o local fica numa vilinha mega aconchegante na orla da barra.

Restaurante Barravento – De frente para o mar, com uma linda decoração e ótimo serviço, o Barravento tem pratos com frutos do mar, massas e risotos, além de vinhos, chopes e sobremesas. Está bem localizado, no centro de todos os acontecimentos do bairro, mas, ainda assim, tem ambiente bem tranquilo, ótimo para grupos e famílias.

Pereira da Barra – O Pereira Restaurante tem cozinha contemporânea, com opções elaboradas. Na orla da praia do Porto da Barra encontra-se esse charmoso restaurante. De sua varanda, tem-se uma paisagem deslumbrante. Para almoço, oferece Buffet com uma variedade de massas, saladas, grãos e diferentes opções de proteínas grelhadas. E para o jantar, pratos como o ‘tornedor ao poivre vert’, um corte alto, grelhado, de filé-mignon ao molho de pimentas verdes, servido com gateau de batatas gratinadas.

Yacht Clube – Num dos cantos da Barra, o sofisticado Restaurante Veleiro alia tradição, gastronomia de alto padrão e serviço de excelência com uma vista privilegiada da Baía de Todos-os-Santos, assim é o Restaurante Veleiro. Localizado no primeiro piso do Yacht Clube da Bahia, o local oferece um refinado cardápio da culinária internacional e uma excelente carta de vinhos.

Um pôr do sol inesquecível – O melhor, para encerrar o dia. O mais belo pôr do sol na Baía de Todos os Santos. A Barra é uma excelente opção para um fim de tarde inesquecível. Primeiro, por causa do seu pôr do sol deslumbrante e, segundo, por ter a orla tomada por bares e restaurantes, fazendo a dupla perfeita para terminar o dia de passeios por lá.

Compartilhar: