简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > Águas térmicas, no meio do sertão. É Jorro

Águas térmicas, no meio do sertão. É Jorro

Publicado em: 05/06/2019
Por: Adilson Fonsêca


Quando se fala em fontes térmicas no Brasil uma lembrança vem logo à mente: Caldas Novas, em Goiás.  Famosa por suas águas quentes e termais, a cidade goiana recebe anualmente milhares de turistas por conta disso.

Mas aqui perto de Salvador nós também temos fontes termais e boas. São 252 quilômetros a partir de Salvador, seguindo pela BR-324 até Feira de Santana e daí rumando pela BR-116 Norte.

O destino é Caldas do Jorro, às margens do rio Itapicuru,  cujo lençol freático abriga fontes de águas límpidas, abundantes, com grande pressão e desprendimento de gases espontâneos, com temperatura que chega a 48° centígrados.

As fontes são publicas e captam a água quente a uma profundidade de até 1.861,42 metros. Quem as freqüenta garante terem propriedades medicinais.

Quem se contenta com menos, assegura que o banho é bem agradável, ideal para quem quer se divertir e relaxar, com massagens naturais proporcionadas pelas águas termais. Um verdadeiro oásis no meio do sertão baiano.

A cidade é convidativa para um prolongado fim de semana e tem entre seus pontos fortes, uma boa infra-estrutura hoteleira, com estabelecimentos para todos os tipos de gostos e bolsos, incluindo-se aí um hotel que já foi até cassino, quando o jogo era permitido no Brasil.

O inverno é o melhor período para as excursões, porque os banhos, tomados em “bicas” na praça principal da cidade, servem para espantar o frio e a água acaba numa temperatura agradável No verão mesmo ela chega a ficar quente demais.

Nas primeiras horas da manhã, antes da refeição no hotel, a grande dica é iniciar o dia com um banho quente estimulante, e logo depois, saborear o delicioso e tradicional mingau caseiro, servido na própria praça. Ainda mais clássico, o bode assado já virou até uma atração turística do lugar.

Caldas do Jorro fica no município de Tucano e  conta com lindas praças, Parque das Águas com instalações de banho termal a uma temperatura de 48°C, duas piscinas com tuboàgua, quadras, churrasqueira, camping, vasta área verde com frutíferas, quadra poliesportiva, campo de futebol etc.

Compartilhar: