简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > Candeal tem Carlinhos Brown e um pouco mais

Candeal tem Carlinhos Brown e um pouco mais

Publicado em: 06/09/2019
Por: Adilson Fonsêca


O som do “prakatum” produzido pelos timbales ecoa pelas paredes das casas e pelas ruas é comum ver pessoas com passos gingados, efeitos da musicalidade que sai de cada canto do Candeal, um enclave entre os bairros do Itaigara e Brotas, num a das áreas mais nobres da cidade. É ali o reduto de Carlinhos Brow, um dos mais conhecidos e emblemáticos um músicos da era contemporânea, que fez do uso dos instrumentos a sua musicalidade conhecida em todo o mundo.

É uma comunidade matriarcal, com forte herança africana, criada a partir da união de Manuel Mendes e Josefa de Santana, negra liberta da Costa do Marfim que chegou ao Brasil em 1769. Ela chegou aqui em busca dos parentes que vieram escravizados. Conta a história que a família comprou a “Roça Candeal Pequeno” local que, posteriormente, se tornou um “quilombo urbano”, onde Dona Josefa comprava e libertava negros e acolhia os fugitivos.

A identificação com aquele ambiente e cultura teve um papel determinante. O Candeal é um lugar onde até hoje crianças brincam na rua, as relações são muito pessoais, muito familiares, uma “cidade de muro baixo”, uma comunidade que se cuida. Até hoje, as relações pessoais são relações de afeto e, ao longo dos anos, foram se perpetuando. Uma comunidade matriarcal.

E durante anos esquecida até mesmo dos baianos, a comunidade renasceu com o projeto social iniciado pelo cantor Carlinhos Brow, conhecido pela Timbalada, e pelo som dos transportes, que soube juntar em harmonia, dando uma característica própria ao carnaval e à axé music, em Salvador.

Acontecem por lá os festivais ”Candyall e Tal”, o ”Da Lata”, e também tem o Candyall Ghetho Square, palco de muita criatividade e encontros ritmados. É onde Carlinhos Brown nasceu, onde ele criou o Pracatum. Carlinhos é de grande importância para o bairro. Foi ele quem colocou o Candeal na agenda cultural da cidade, o bairro em si. Então, faça assim: vá conhecer primeiro o Pracatum, é uma excelente forma de ver a vida cultural acontecendo por lá, e aí, depois, se deixe levar pelo bairro.

No Candeal, o visitante faz um “turismo de vivências”: entra na comunidade e faz uma imersão cultural, almoça em um restaurante local (Dona Madalena, mãe de Carlinhos Brown, serve uma moqueca superfamosa por lá), compra produtos feitos ali com a essência dali, além de poder ir durante os festivais internacionais de música promovidos pela Pracatum. Poucas pessoas sabem mas, no Candeal, você também pode ficar hospedado na casa dos moradores, no esquema “cama-café”.

Serviço

Associação Pracatum Ação Social
Funcionamento: verificar agenda mensal.
Endereço: Rua Paulo Afonso, 295 – Candeal, Salvador
Telefone: (71) 3276-4255 (ligue antes de ir)

7 anexos

Compartilhar: