简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > Costa do Dendê, paisagens paradisíacas e uma rica culinária

Costa do Dendê, paisagens paradisíacas e uma rica culinária

Publicado em: 01/08/2019
Por: Alex Ferraz


Partindo da cidade de Valença e abrangendo ainda Morro de São Paulo, Boipeba, Igrapiúna, Cairú, Camamu, Taperoá, Nilo Peçanha, Ituberá e Maraú. A região está situada entre a foz do Rio Jaguaribe e a Baía de Camamu.

Morro de São Paulo, onde só se chega de barco ou avião, é um componente especial deste cenário, onde não circulam veículos automotores, mas há uma excelente oferta de hotéis e paisagens estonteantes.

Ainda assim, é apenas um aperitivo para o que segue, como, por exemplo, o arquipélago fluvial do Rio Una, com ilhas que são verdadeiros paraísos, a exemplo de Boipeba, Tinharé e Cairu.
Mais adiante, dez ilhas inexploradas na Baía de Camamu, onde enche os olhos a paisagem composta por vegetação primitiva e intocada, com destaque para os coqueirais.

A mesa farta e deliciosa tem nos manguezais da região a fonte de iguarias como robalo, tainhas, siris, pitus, camarões e caranguejos.
E para completar, as cachoeiras, inúmeras, servem também como pico para a prática de esportes radicais, em meio às árvores de dendê, d das quais se extrai o óleo que é a alma da culinária baiana e que dão um toque todo especial à paisagem.

Um dos pontos principais para iniciar jornada pela Costa do Dendê, Valenca, pode ser atingido usando as rodovias que ligam Valença a partir do Sul e do Norte, as BR-101 e BR-116, fazendo o prolongamento com a BR-324.

A partir do Oeste, as estradas são as BR-242 e BR-349, com conexão com a BR-324. Dos demais Estados da Região Nordeste, o acesso é feito pela Linha verde, uma estrada litorânea que liga os estados de Sergipe e Bahia.

Compartilhar: