简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > Nova Orla de Salvador se torna um dos principais atrativos da cidade

Nova Orla de Salvador se torna um dos principais atrativos da cidade

Publicado em: 18/10/2020
Por: Adilson Fonsêca


Claro que a pandemia do Coronavírus ainda não foi embora e as restrições sanitárias ainda persistem, para o bem-estar dos baianos e turistas que visitam ou estão na capital baiana. Mas a chegada da Primavera e a sua estação seguinte, o Verão, já reserva boas surpresas ao longo dos mais de 50 quilômetros de praias, divididas em três cenários diferentes: a Orla Atlântica, que vai do Farol da Barra até Stella Maris, a Orla da Baía de Todos os Santos, incluindo a Cidade Baixa, do Porto da Barra à Ribeira, e a Orla do Subúrbio, com as praias de Tubarão e São Thomé de Paripe.

A primeira delas, um dos principais cartões postais do turismo em Salvador, o Porto da Barra, foi totalmente requalificado e hoje oferece comodidade não só para quem curte uma das melhores praias do Brasil, no local onde desembarcou Thomé de Souza, em 1549 para fundar a Cidade de São Salvador, primeira capital do Brasil, mas para uma boa caminhada e ter a vista de um dos melhores pôr do sol. Após ela vieram as praias de São Thomé de Paripe, do outro lado da cidade, Boca do Rio, Ribeira, Tubarão, Boa Viagem, Pituba, Itapuã, Ondina e mais recentemente Amaralina.

Em todas elas, onde se diversificam, a depender da sua localização, o banho em mar aberto para a prática de esportes náuticos, como o surf e windsurfe, ou de águas mornas e tranquilas, propícias para o mergulho, o passeio com as crianças, e ainda aquelas onde é possível passeios de barcos ou esportes a vela. Em todas, calçadões e pistas exclusivas para caminhadas e ciclismo, áreas de lazer e o principal, a depender do ânulo em que se olhe, a vista dos contornos da Baía de Todos os Santos, ou do Oceano Atlântico.

Atrativos – Mesmo com apenas dois espaços – As praias da Paciência e do Buracão – as intervenções realizadas pela Prefeitura de Salvador oferecem comodidade as mais diversas para quem prefere a orla como um dos principais atrativos da capital baiana. As intervenções realizadas no Bairro do Rio Vermelho, uma das primeiras etapas do Projeto de Requalificação da Orla de Salvador, devolveu ao local a sua tradição de boêmia, e o tornou um dos principais points de visitação turística da cidade.

Ao trecho de orla requalificado no Rio Vermelho, a área entre o Quartel de Amaralina e a Praia da Paciência se tornou um amplo espaço de convivência, totalmente novo e moderno, de acordo com padrões urbanísticos internacionais. Na Orla de Amaralina, e que vai até a Vila Jardim, passando pelo Largo das Baianas, estão sendo implantados acessos à praia em todas as paradas de ônibus, além de rampas, escadas e pérgula, juntamente com guarda-corpo e muretas, e iluminação em LED.

A requalificação da maior orla entre todas as capitais brasileiras, além da diversificação de estilos e balneabilidade, oferece aos próprios habitantes e turistas, equipamentos como quadras poliesportivas, parques infantis, quiosques de coco e acarajé, equipamentos de ginástica e paraciclo. No Largo das Baianas, por exemplo, o espaço possui área para acomodação de 10 baianas de acarajé, além de espaços própriox para rodas de capoeira.

Em todos os aspectos, além, dos atrativos do Centro Histórico, de monumentos que expressam o sincretismo religioso, como a Igreja do Bonfim, de espaços de com,p0ras e atividades multiculturais, como o Mercado Modelo, Salvador tem nos seus mais de 50 quilômetros de orla, praias as mais variadas possíveis, e com boas infraestrutura turísticas e de serviços, prontas para a chegada do novo verão.

Compartilhar: