简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > O outro lado do paraíso é aqui, na Bahia

O outro lado do paraíso é aqui, na Bahia

Publicado em: 16/07/2019
Por: Alex Ferraz


Sabe aquelas pedras encantadoras, esmeraldas puras, algumas gigantescas, descobertas no mundo da ficção e que despertam a cobiça da Sofia, na novela O outro lado do paraíso, você pode se deparar com algumas delas aqui no interior da Bahia.

Entre as tantas e tão cantadas riquezas paisagísticas da Chapada Diamantina, há também a riqueza mineral que brota do solo, das grandes minas, numa região onde, por exemplo, há esmeraldas com qualidade nunca vista em nenhuma parte do planeta.

Visitar esses locais de onde muita gente ainda retira a riqueza faz parte da rota de pedras preciosas, onde o caminho das pedras, na rota das águas, é testemunha das seculares incursões de aventureiros em busca da fortuna.

Em algumas localidades, como Campo Formoso, é possível conviver com um ambiente que muitos só conhecem através de filmes ou relatos históricos dos tempos dos grandes garimpos. É que é ali que se fecham grandes negócios com as preciosas esmeraldas.

Na verdade, a praça principal da cidade é um mercado a céu aberto para o comércio de esmeraldas, pois naquela região concentra-se a maior reserva desta pedra do Brasil.

Porém, não é em público que se comercializam as esmeraldas de maior valor. Esses negócios são feitos em casa, a portas fechadas, pois, naturalmente, tanta riqueza desperta a cobiça de espertalhões.

Mas não tema. Para o visitante, tudo é paz e a oportunidade de reviver os tempos áureos da mineração.

Outra cidade desta rota é Palmeiras, que faz parte da Unidade de Conservação e do Parque Nacional da Chapada Diamantina, para onde, historicamente, a descoberta de diamantes atraiu grandes levas de garimpeiros, ao longo de séculos, atividade que ainda hoje concentra a economia do local.

Campo Formoso fica a cerca de 400 k de Salvador, pela rodovia BR-324, passando por Feira de Santana e Jacobina.

Compartilhar: