简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > Pesca e esportes náuticos, em Pedra do Cavalo

Pesca e esportes náuticos, em Pedra do Cavalo

Publicado em: 08/02/2020
Por: Alex Ferraz


A ideia inicial era fazer um lago de cerca de 160 km quadrados de espelho d’água para reter águas do Rio Paraguaçu e abastecer Salvador e Região Metropolitana. Ela não ficou de lado, mas o lago e a barragem de Pedra do Cavalo ganharam uma dimensão muito maior.

O imenso lago foi atraindo visitantes. Primeiro pela curiosidade de sua dimensão, depois pela fartura de peixes. Vieram os pescadores de fim de semana, alguns barcos e hoje, a barragem inaugurada em 1985 virou um paraíso para os esportes náuticos, abrigando dezenas de lanchas e jet sky,

Com isso, a região que abrange cidades históricas como Cachoeira e São Félix (localizadas exatamente nas margens que ficam na base da represa), vem se tornando cada vez mais uma fonte de atividades de lazer e, claro, mais um polo turístico da Bahia.

Atualmente, um grupo de empresários criou o Circuito Baiano de Pesca Esportiva, proporcionando a esta prática um imenso manancial, principalmente para a pesca do tucunaré, além de ajudar a conter a pesca predatória praticada na região.

Toda a região do lago é preservada, através de uma Área de Proteção Ambiental (APA). Ao sul do lago, próximo à barragem, entre Cachoeira e Governador Mangabeira, existem ilhas permanentes com formação de vegetais, indicadas para a observação de espécies de aves migratórias.

A serra de Conceição da Feira, que faz limite com a APA, virou um mirante, de onde se tem uma visão fantástica do lago, observando deste ponto a confluência dos rios Paraguaçu e Jacuípe.

Há o Porto Castro Alves, onde uma balsa faz a travessia de veículos para Cabaceiras do Paraguaçu, num belo passeio pelo lago, sendo possível ainda navegar pelas águas do Rio Paraguaçu.

Alguns municípios da APA estão na região do recôncavo baiano, que é rica em história e manifestações culturais.
O melhor acesso é através da histórica cidade de Cachoeira, marco da luta pela Independência da Bahia, localizada a cerca de 109 quilômetros de Salvador.

Compartilhar: