简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Sem categoria > O Pelô já é bom. Com ensaios de carnaval aí não tem preço!

O Pelô já é bom. Com ensaios de carnaval aí não tem preço!

Publicado em: 15/02/2019
Por: Adilson Fonsêca


Só mesmo em Salvador é possível aliar um passeio cultural pela história do Brasil colonial com a modernidade e o frenesi do carnaval de rua. E no Pelourinho, patrimônio histórico e arquitetônico da Humanidade, tombado pela UNESCO, isso é possível sem que se perca a sua identidade cultural. Do Olodum, ao Cortejo Afro, Malê Debalê e Muzenza, as ruas e becos entre os casarios históricos viram também palco do carnaval.

O fim de semana, ao contrário der qualquer outro lugar do mundo, se estende pelo decorrer da semana seguinte, com festas nos largos Pedro Archanjo, Quincas Berro D´Água e Tereza Batista, com ingressos pagos ou gratuitamente, misturando samba-reggae, axé e muita agitação cultural. E olha que oficialmente o carnaval só começa a partir do dia 28!

Os tambores vão soar no Pelô trazendo uma programação animada pelos ensaios dos Blocos Olodum, Cortejo Afro, Os Negões, Malê Debalê e Muzenza. O circuito de festa promete ganhar força também com shows de samba, reggae e axé. São alguns dos destaques da programação, que é apoiada pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC).

E a festa já começa neste final de semana e emenda com o carnaval, no Largo Pedro Archanjo, com a Bahia Conection Oficina de Percussão e uma apresentação aberta ao público. Tem também o grupo Samba Trator e Convidados. Já no Largo Tereza Batista, acontece o ‘Festival O Negro Lindo’ evento que escolhe o destaque do bloco afro Os Negões no Carnaval 2019 e no Largo Quincas Berro D’Água, tem Ensaio Geral do Samba Junino, realizado pela Associação Liga do Samba Junino.

A festa continua com mais uma edição da Bahia Conection Oficina de Percussão com acesso gratuito, e a Banda M do Samba e Convidados. No Largo Tereza Batista tem também ‘A Despedida de Solteiro do Jegue de Cueca com a Jega de Calçola’. E a banda Ativos Resistentes, que convida Pedro Pondé, no Largo Quincas Berro D’Água, lançando o Disco 1999.

E na tarde de domingo no Largo Tereza Batista, acontece, o Ensaio do Olodum, que promete agitar o Pelô. Ainda no domingo, no Largo Pedro Archanjo, será é a vez do ‘Esperando o Carnaval da Pedro Archanjo’, com Banda M do Samba e Convidados. A entrada é gratuita. Já no Quincas Berro D’Água, tem Nelson Rufino.

Mas o fim de semana em Salvador não acaba no domingo. Na segunda-feira, no Largo Quincas Berro D’Água, tem ensaio do Cortejo Afro com participação de Saulo. Na terça-feira, no Largo Pedro Archanjo, retorna a Bahia Conection Oficina de Percussão com o Grupo Badauê, aberta ao público para assistir.

Ainda neste largo o cantor Gerônimo Santana se apresenta, com as participações de Walter Queiroz, Ramiro Naka e Skanibais. E, no Largo Tereza Batista, acontece a Terça do Olodum, com as participações de Ramiro Naka, Adão Negro e Jammil. No Largo Quincas Berro D’Água, a atração gratuita é ‘Esquenta samba Pelô’, com Samba Fogueirão e Convidados.

A festa prossegue na quarta-feira, no Largo Tereza Batista, com o Ensaio do Bloco Afro Muzenza. Ainda no circuito gratuito de festas do Pelô, o público pode contar, no mesmo dia, no Largo Quincas Berro D’Água, com a Barca da Folia. Na quinta-feira, a animação continua, no Largo Pedro Archanjo, com a Bahia Conection Oficina de Percussão e o Grupo Badauê.

No mesmo largo, gratuitamente, tem a Banda M do Samba e Convidados. Neste mesmo dia, a diversão fica completa com Jau no Pelô, que promete surpresas especiais para este que será seu último ensaio da temporada no Largo Tereza Batista. No Largo Quincas Berro D’Água, ninguém vai ficar parado com o Ensaio do Malê + 40, com participações de Edu Casanova, Mariene de Castro e Adelmo Casé.

Compartilhar: