ArabicChinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish
Home > Destinos Incríveis > O sol e o mar reservam o melhor nas praias da Costa Dourada em Mucuri

O sol e o mar reservam o melhor nas praias da Costa Dourada em Mucuri

Publicado em: 22/01/2024
Por: Adilson Fonsêca
Atenção: Caso qualquer das fotos que ilustram essa matéria seja de sua autoria nos informe via WhatsApp (71) 9.9982-6764 para que possamos inserir o crédito ou retirar imediatamente.

De Salvador, a distância é de 903 quilômetros até Mucuri, última cidade da Bahia em direção ao Sul. Mas de Ilhéus, Porto Seguro, Vitória, no Espírito Santos, e Teixeira de Freitas, cidades que têm aeroportos que recebem voos de outras capitais do país, essa distância cai para 500, 300 e 100 quilômetros, respectivamente. Mas o que seria uma dificuldade inicial, se transforma em alegria, quando o visitante se depara com as belíssimas e pouco acessíveis praias que forma a Costa Dourada.

Nesse trecho do litoral do Extremo Sul da Bahia, as falésias, que costumam pontuar os litorais da Inglaterra, Irlanda e Escócia, existem e colorem a paisagem de tonalidades diferente ante a luz do. E com altitudes que chegam a mais de 15 metros. Para emoldurar a paisagem litorânea, plantações de eucaliptos e fazendas de gado dividem o espaço que um dia foi ocupado pela Mata Atlântica. As praias formam uma espécie de “cinturão verde”, recortadas por riachos e paredões, e protegidas pelo difícil acesso entre os eucaliptos. Algumas ainda apresentam vegetação nativa com frutas silvestres e exóticas como caju, manga e pitanga.

Toda essa região faz parte da APA (Área de Proteção Ambiental) Municipal Costa Dourada. Nesta praia que dá nome à região, as falésias de cor vermelha e a areia dourada dão um colorido especial a esse trecho do litoral, principalmente ao nascer e ao pôr-do-sol. A vegetação de restinga é a que predomina no alto desses morros que se debruçam sobre o mar, que possui recifes e na maré baixa forma piscinas naturais de água transparente que refletem o dourado da areia.

 

Como chegar – As praias da Costa Dourada são protegidas de forma natural por uma sequência de falésias de até 15 metros de altura, que são acompanhadas por uma vegetação de restinga. Para chegar até ela, é necessário atravessar o rio Mucuri de barco, ou por estrada com entrada no povoado 31 de março, onde foi construído um portal de pedra com um monumento de dois golfinhos e um caminho que leva até a praia, que fica na parte de baixo.

De areias claras, extensas, e mar com uma tonalidade de águas azul esverdeada, as praias são repletas de piscinas naturais propícias para o mergulho e banho de mar. A infraestrutura ainda é considerada incipiente, que abriga pequenas pousadas, barracas de praia, bares e restaurantes que atendem os turistas. E por isso mesmo muitas das praias são quase que desertas.

Chegando a Mucuri, cidade de pouco mais de 40 mil habitantes, 325 quilômetros de Vitória (ES) e a 100 quilômetros do aeroporto mais próximo, Teixeira de Freitas, percorre-se 37 quilômetros de estrada de chão, a partir da 101 para se chegar ao Povoado 31 de Março e depois às praias da Costa Dourada.

Compartilhar: