简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > Barra do Cahy, um recanto ainda virgem em Cumuruxatiba

Barra do Cahy, um recanto ainda virgem em Cumuruxatiba

Publicado em: 18/01/2020
Por: Adilson Fonseca


Uma viagem a Comuruxatiba, no litoral sul, é o sonho de muitos turistas que visitam a Bahia em qualquer época do ano. Praias lindas e algumas delas ainda virgem, e um cenário da natureza que é recompensado pela boa infraestrutura hoteleira tornam qualquer viagem agradável. Mas para quem pensa que o prazer da visita se esgota ai, terá uma surpresa agradável se estender esse passeio para a localidade de Barra do Cahy.

A praia é ainda pouco freqüentada, mas por isso mesmo surpreende quem a visita, por causa de imensidão da faixa de areia, cercada por falésias e coqueiros, e próxima ao Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal e do Parque Nacional do Descobrimento, localizados entre Porto Seguro e Prado. Barra do Cahy faz parte de Cumuruxatiba, distrito do município de Prado, e é considerada, por alguns historiadores, como a região onde os portugueses desembarcaram pela primeira vez no Brasil.

De difícil acesso, feito pela praia ou por uma estrada de terra que passa entre duas fazendas, oferece ao visitante que se aventurar a ir lá, uma paisagem deslumbrante, onde a beleza natural preservada. São falésias coloridas, que adquirem diversas tonalidades de acordo com a intensidade da luz do sol, e de uma mata nativa e coqueirais que se estendem à beira da praia de águas calmas, com pequena sondas, propícias ao nado e à pesca.

Mas atenção, por ser uma área quase que virgem, é bom levar lanches, pois são poucas as oferta de quiosques e restaurantes nas proximidades. Quem quiser curtir uma boa caminhada, poderá chegar até o encontro do Rio Cahy com o mar.

Como chegar em Curumuxatiba

· De avião

A melhor opção é descer em Porto Seguro, a 220 quilômetros de Cumuruxatiba (há voos diários partindo das principais capitais do país). Alugue um carro ou contrate o serviço de um táxi ou van para continuar a viagem.

· De carro

Vindo do Sul, acesso pela BR-101 (até Teixeira de Freitas), BA-290 e seguir em direção a Alcobaça, depois, para Prado (BA-001) e, enfim, Cumuruxatiba (são 32 quilômetros em estrada de terra) Vindo do Norte, acesso pela BR-101 (até Itamaraju), BR-489 e seguir em direção a Prado / Cumuruxatiba.

Como chegar em Barra do Cahy

A partir de Cumuruxatiba, o percurso de carro tem 17 km e é todo em estrada de terra. Para quem chega de Prado, serão 47 km, sendo que o trecho final é o mesmo de Cumuruxatiba. É preciso ficar atento à estrada, que tem péssima qualidade e muitos buracos. Para chegar à praia recomenda-se o uso de aplicativos de locomoção, já que as estradas passam por fazendas e não há nomes específicos. A melhor opção para o caminho é o acesso pelo Restaurante da Glória, onde tem estacionamento e infraestrutura para os visitantes.

Compartilhar: