简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > Praia da Gamboa, um cantinho especial nesta Bahia

Praia da Gamboa, um cantinho especial nesta Bahia

Publicado em: 24/01/2020
Por: Adilson Fonseca


Como uma das “joias” que encantam o turista neste imenso litoral baiano, a Praia da Gamboa, em Morro de São Paulo, região do Baixo Sul, na chamada Costa do Dendê, entre Salvador e a Península de Maraú, é um dos destinos mais procurados para quem visita a Bahia.
Tão bela quanto as badaladas praias “numeradas” (da primeira à quarta) de Morro de São Paulo, na Ilha de Tinharé e cujo acesso só é possível por via marítima ou em voos regionais fretados, a Gamboa e uma espécie ded paraíso, onde o que não falta é sossego, uma brisa agradável, convite para longas caminhadas e um mar de águas mansas.
Bem perto estão ainda as praias do Encanto e Guarapuá, que assim como a Gamboa, são margeadas por águas transparentes e piscinas naturais, ideais para quem quer fugir da badalação e agito das quatro primeiras praias de Morro de São Paulo, sem abrir mão das belezas da região.


Os próprios moradores admitem: a Praia da Gamboa é a preferida para quem quer sossego e fazer longas caminhadas, um paraíso para quem curte a natureza à beira mar, com direito a um mergulho em águas mansas e mornas e a convivência em uma agradável vila de pescadores. É também indicada para quem curte velejar, pois está de frente para uma baía com ótimos ventos, além de contar com uma escola para aluguel de equipamentos.
Gamboa é uma praia tranquila, cuja pequena enseada abriga muitas embarcações de pescadores, que ficam próximas à orla. Para quem vai de barco, em vez das trilhas pelo interior da ilha, dá pra visualizar o mar de águas que variam entre o azul e verde escuro, areias alvas, finas e altos morros emoldurados por vegetação que dão um clima selvagem ao lindo cenário da praia.
A travessia a pé deve ser feita durante a maré baixa. A caminhada é longa e o visitante tem mais contato com a natureza, outras praias e um trecho cercado por argila, considerada esfoliante pelos nativos.
Mas depois de todos esses esforços, várias cadeiras de praia e guarda-sol ficam posicionados na areia para descanso e degustação dos petiscos oferecidos pelos restaurantes à beira-mar. Além disso, é no interior desta vila de pescadores que existem pousadas e outros estabelecimentos mais reservados, responsáveis por servir os visitantes.


Foi por conta de lugares encantados como a Gamboa que turistas nacionais e internacionais buscaram mais os destinos brasileiros durante o primeiro semestre deste ano. É o que aponta levantamento realizado pela agência de viagens online, Expedia. De janeiro a junho, a procura pelo Brasil cresceu 30%, sendo o mercado doméstico o que mais demandou viagens dentro do país, correspondendo a 77% no período. Os outros 23% foram preenchidos principalmente por visitantes oriundos de países como Estados Unidos, Argentina, Chile, Reino Unido e México.
O índice cresceu 35%, comparado com o mesmo período do ano passado. Os brasileiros seguem como os que mais buscaram viagens nacionais: oito em cada 10 foram para algum destino do país.

Compartilhar: