简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > Praia do Satu, um “segredo” encravado na bela Caraíva

Praia do Satu, um “segredo” encravado na bela Caraíva

Publicado em: 09/08/2019
Por: Adilson Fonseca


Na Bahia é assim. Quando você pensa que já conheceu de tudo, surge uma novidade que de surpreende e comprova que essa terra que tanto empolgou os portugueses no período da colonização, continua empolgando não só turistas nacionais e estrangeiros, mas também o próprio baiano.

Se visitar Caraíva, na região de Porto Seguro, já é um “achado”, devido não só ás belezas naturais mas também da descobertas de roteiros trilhados pelos antigos colonizadores e indígenas da região, mas devidamente preservado pelos habitantes nativos, os índios pataxós, descobrir que esse lugar ainda surpreende com recantos quase que inexplorados, é um presente para quem gosta de turismo de aventura.

E no Litoral Sul da Bahia, região de Porto Seguro, próximo a Trancoso, na chamada Costa do Descobrimento, essa Bela surpresa se chama Praia do Satu. O lugar, uma espécie de “segredo” que só recentemente foi descoberto, fica próximo a Caraíva, reserva indígena dos Índios Pataxó, e a 36 quilômetros de Trancoso, um dos locais mais visitados no litoral da região de Porto Seguro.

A Praia do Satu é um daqueles locais quase que intocáveis, sem nenhuma infraestrutura turística, mas de imensa riqueza ambiental. Para se

chegar até ela, é preciso encarar uma caminhada de quatro quilômetros sempre à beira-mar. Um desafio, que fica entre Caraíva e a famosa Praia do Espelho, que é destinado a aventureiros e para quem gosta de desbravar novos destinos, que é compensado pela imensa beleza natural, com matas ainda virgens e uma imensidão de coqueirais e falésias.

Praticamente desabitada, é aconselhável se ir em grupos, com provisões de água. Hidratantes e alimentos. O mar é calmo em fortes tons azuis e, na maré baixa, oferece várias piscinas naturais propícias ao banho . A surpresa, contudo, fica por conta das Lagoa do Satu – de água doce – e a Lagoa do Mucaba – com água salgada, que se constituem em cenários distintos e presenteiam o visitante com um depois da longa caminhada.

Como chegar

Caraíva

O aeroporto mais próximo de Caraíva é o Aeroporto de Porto Seguro. Para chegar a Caraíva, saindo de Arraial d’Ajuda ou Trancoso, será necessário fazer o trajeto de carro ou de ônibus. A via de acesso é pela BA-283 (Estrada de Trancoso) e o percurso exige bastante do carro em estrada de terra.O acesso ao vilarejo é feito pela travessia de canoa do Rio Caraíva, existem pousadas em uma canoa.

Praia do Satu

Para chegar à Praia do Satu, a partir de Caraíva, basta seguir pela areia por cerca de uma hora. Serão 4 quilômetros, de preferência na maré baixa, quando a areia está mais compacta e fácil para caminhar. Um pouco depois da praia estão as duas lagoas. A Praia do Satu também é ponto de passagem entre a Praia do Espelho e Caraíva.

Compartilhar: