简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Gastronomia > Que tal repor as energias no melhor da culinária baiana

Que tal repor as energias no melhor da culinária baiana

Publicado em: 05/03/2019
Por: Adilson Fonsêca


Pular atrás de um trio, de pipoca em bloco com cordas. Correr para não perder o horário do Ganhdy ou do Olodum e ainda ter energias suficientes para acompanhar Ivete, Cláudia Leite ou Carlinhos Brown e Léo Santana. A maratona no Carnaval de Salvador foi essa e é para os fortes. Mas agora que a folia chegou ao fim, é hora de repor as energias e curtir um pouco da rica culinária baiana. Veja as dicas desses que são alguns dos melhores restaurantes da cidade.

Do mais sofisticado, com uma bela vista para a Baía de Todos os Santos, como o Veleiro do Yatch Club, no Porto da Barra, ao seletíssimo Barbacoa, na Avenida Tancredo neves, as opções são as mais variadas. Em todos, a assinatura de grandes chefs da cozinha baiana ou internacional.

Veleiro – Na entrada da Baía de Todos os Santos, no Porto da Barra, a alguns metros da folia do carnaval, o restaurante vai funcionar todos os dias de carnaval, para associados e para o público, das 11h às 19 horas. É de excelência um dos melhores de Salvador, com uma vista privilegiada da Baía de Todos os Santos.

Localizado no primeiro piso do Yacth Club, o local oferece um refinado cardápio da culinária internacional e uma excelente carta de vinhos. A atual ambientação recebeu a assinatura das profissionais Laís e Eliane Kruschewsky, do escritório KAA Arquitetos Associados. O chef Fernando Cerqueira, baiano graduado em Gastronomia pela Faculdade de Tecnologia em Hotelaria, Gastronomia e Turismo de São Paulo – Hotec, responde pelo cardápio, usando na sua elaboração a expertise adquirida em dezenove anos de atuação na capital paulista, entre o francês Ici Bistrô e o italiano Tappo Trattoria e nos restaurantes Pobre Juan e Mistura. E possui uma as melhores adegas de vinhos nacionais e estrangeiros.

Hotel Fasano – No coração da folia e no ponto mais tradicional do Carnaval de Salvador, a Praça Castro Alves. O Restaurante Fasano, localizado no Hotel Fasano, em Salvador, acaba de confirmar a realização de uma feijoada carnavalesca. O evento acontecerá no dia 04 de março, das 13h às 20h, para hóspedes e convidados – haverá também uma cota de acessos que será comercializada pelo departamento de eventos do próprio Fasano. O som ficará por conta das atrações que estarão desfilando pela Praça Castro Alves, que faz parte do Circuito Osmar (Campo Grande). Além disso, o hotel criou, para todos os dias de Carnaval, diversos mimos especiais como oficinas de customização de abadás e estúdio de maquiagem.

Outback Steakhouse – Carnes finas e bem preparadas no coração da Barra. O Outback Steakhouse vai estar funcionando em horário especial nas duas unidades, Shopping da Bahia e Shopping Barra. O Outback Shopping Barra, que fica próximo ao Circuito Barra-Ondina, funcionará todos os dias do Carnaval, de 28 de fevereiro a 5 de março, das 12h às 18h, sem intervalos, reabrindo na Quarta-Feira de Cinzas, 6, das 12h às 22h30.

Restaurante Mignon – Localizado na Graça, a poucos metrtops do palco do carnaval na Barra, o restaurante vai funcionar em horário especial durante o Carnaval. È uma ótima opção para o almoço dos foliões . que não perderão o horário dos desfiles, pois está situado a meio entre os dois principais circuitos da festa – Barra e Campo Grande. De sábado à terça vai receber os clientes das 11h30 às 16h30.

Pestana Convento do Carmo – Para quem vai curtir o carnaval no Centro Histórico, a melhor opção de uma boa refeição é o Pestana Convento do Carmo, com o Restaurante Tonico. Lá será possível apreciar a gelateria do Carrinho Mondo, repleto de gelatos com sabores exclusivos, como Abacaxi com Morango e Hortelã, Hibisco com Amora, Siriguela, Pistache, dentre outros, para servir ao público presente, deixando mais fresh o clima na estação mais quente do ano.

Casa de Tereza – Perto de Ondina, onde costuma haver a concentração de trios para o desfile no Circuito da Barra, o restaurante Casa de Tereza, no Rio Vermelho, funcionará nesse Carnaval com horários especiais no almoço e no jantar. Durante os dias de carnaval vai estar aberto das 12h às 22h, e reabrindo normalmente na Quarta-feira de Cinzas.

Barbacoa – Mesmo estando fora do circuito do Carnaval, é uma das melhores opções gastronômicas de Salvador, famoso pelo seu bife de chourizo e a farofa de ovos e de banana. O Restaurante Barbacoa, localizado no início da Avenida Tancredo Neves, já se firmou como um dos pontos de encontros de políticos e executivos e no carnaval não será diferente. Com horários especiais de funcionamento, a churrascaria a la carte terá no cardápio os tradicionais cortes como Prime Rib, Assado de Tira, Bife Ancho, Bife de Chorizo e Fraldinha até opções como a Costeleta de Cordeiro e Costeleta de Javali, e acesso livre e individual ao Buffet de Saladas com mais de 30 variedades. No sábado (02), o restaurante abrirá normalmente, das 11h30 à 0h, e servirá como opção de almoço o completo Buffet de Feijoada. Já no domingo (03), segunda (04) e terça (05), o restaurante funcionará apenas para o almoço, das 11h30 às 17h.

Amado – Debruçado sobre a Baía de Todos os Santos, na Avenida de Contorno, o restaurante vai funcionar durante o Carnaval em tempo integral. O restaurante do empresário e Chef Edinho Engel, especializado em gastronomia contemporânea e brasileira, funcionará todos os dias da folia para almoço e jantar, entre 12h e 22h, até a terça-feira (05). Os clientes, que recentemente encontraram um menu renovado com pratos exclusivos preparados pelo Chef Ricardo Brito, poderão desfrutar, durante a maior festa da cidade, de um sofisticado cardápio e da vista da Baía.

Compartilhar: