简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > Um passeio de catamarã à Ilha dos Frades é o de melhor na Baía de Todos os Santos

Um passeio de catamarã à Ilha dos Frades é o de melhor na Baía de Todos os Santos

Publicado em: 18/07/2019
Por: Adilson Fonseca


Se debruçar do alto do Elevador Lacerda e contemplar o cenário da Baía de Todos os Santos é uma das melhores vistas para quem visita Salvador. Mas além da vista, poder desfrutar de um passeio pelas águas calmas e límpidas desta Baía, visitando uma de suas principais ilhas, a dos Frades, e lá banhar-se nas águas da Praia de Nossa Senhora de Guadalupe, de Selo Internacional Bandeira Azul, aí não tem preço!

E isso ficou ainda melhor, com a inclusão de um catamarã, com capacidade de transportar até 164 passageiros – o que facilita grupos de excursões – que sai do Terminal Náutico (Cidade Baixa, defronte ao Mercado Modelo) de terça a domingo, sempre às 09 horas, com um tempo de viagem de uma hora e meia, e retorno ao final da tarde. Para animar a viagem, nada como um bom samba da terra, som, ambiente para quem quer relaxar.

O percurso de pouco mais de uma hora e meia é uma das melhores vistas que se pode ter de Salvador, desde os contrafortes da área história da cidade, desde a ponta do Porto da Barra, onde a cidade nasceu, passando pelo Pelourinho/Carmo, Santo Antônio e a região da Liberdade. Depois, já mais adentro da baía, pode-se vislumbrar os contornos da região do Subúrbio Ferroviário, onde fica a famosa Praia de São Thomé de Paripe, a preferida dos presidentes da República, e, no lado oposto, a Ilha de Itaparica, Ilha do Medo e os contornos de Salinas das Margaridas.

Bandeira Azul – A Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, onde fica a praia do mesmo nome e o ancoradouro da Ilha dos Frades, é tudo de bom que o turista que vem a Bahia vai querer. Praia límpida e calma, onde existe todos, visitantes e nativos, são conscientizados na preservação ambiental do local, é repleta de atrações naturais e históricas, do tempo da colonização do Brasil, além de dispor de uma boa infraestrutura em restaurantes e barracas de praia onde são servidos comidas típicas.

Com um formato de uma estrela de cinco pontas, a Ilha dos Frades, apesar da distância do centro de Salvador, faz parte da capital baiana. Além de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, possui belas paisagens, com praias, lagos, cachoeiras, montanhas, coqueirais e mata atlântica bem preservada. Do lado oposto fica Paramana, praia também com boa infraestrutura, mas de águas mais agitadas. E ao fundo, o santuário da Enseada de Loreto, com sua Igreja do século XVII.

A Praia de Guadalupe recebeu esse nome em homenagem à Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, construída no alto de um monte em meados do século XVII. Por lá, reza a lenda, que quem se confessa na igreja paga todos os pecados e ainda ganha crédito para cinco carnavais. São 125 degraus para se chegar ao topo, e é de lá que se tem a ampla vista da enseada e do mar e da Baía de Todos os Santos. A ilha, repleta de Mata Atlântica, possui oito quilômetros de extensão, rodeados por um mar calmo, com águas transparentes, ideal para um bom banho.

Compartilhar: