简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > Andaraí, portal de entrada na Chapada

Andaraí, portal de entrada na Chapada

Publicado em: 29/05/2019
Por: Alex Ferraz


O significado da palavra que nomeia o município, de origem tupi, pode até assustar, pois Andaraí significa, naquela língua, “rio dos morcegos”, pela junção dos termos andirá (morcego) e ‘y (rio, água).
No entanto, a primeira olhada nas belezas da região só faz despertar o deslumbramento no visitante. Situada na encosta leste da Serra do Sincorá, às margens do Rio Baiano, Andaraí, segundo a tradição, foi fundada em 1845 pelo capitão Joaquim de Figueiredo, e logo se tornou um dos locais preferidos pelos garimpeiros durante a corrida em busca de diamante e ouro.


A cidade fica nas margens da estrada que liga Mucugê e Lençóis, oferecendo fácil acesso às atrações da Chapada Diamantina e como tal apresentando-se como uma bela porta de entrada, rica em história e belezas naturais. Possui muitas opções de hospedagem.

A pequenina e antiga cidade de garimpeiros – Andaraí – é o ponto final da trilha do Vale do Pati. A infraestrutura é pequena, porém as belezas naturais são surpreendentes, como o Poco Azul, uma caverna inundada por águas cristalinas, e os Marimbus, nome dado ao trecho alagado da região, também conhecido como Pantanal da Chapada.

O visitante se encanta também com o artesanato – exposto em locais agradáveis como a Galeria Arte & Memória, um mix de museu e galeria de arte ao ar livre, café e loja.


Andaraí fica a cerca de 100 quilômetros de Lençóis (BR-242 e BR-142). Total da distancia de Salvador, 414 quilômetros, a partir da BR-324. Preços de pousadas e hotéis variam de R$ 45 a R$ 169.

Compartilhar: