简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > Chapada Diamantina mantém tradição do Forro Pé de Serra

Chapada Diamantina mantém tradição do Forro Pé de Serra

Publicado em: 20/04/2019
Por: Adilson Fonsêca/Paulo Sampaio


Se você pensa que a festa mais popular da Bahia é o Carnaval vai ter uma surpresa. O Carnaval é tudo isso que se fala e se vê, enchendo as ruas de Salvador e de mais uma dezena de cidades do interior, com destaque para Porto Seguro, a pular atrás do trio. Mas festa popular mesma e que contagia os 417 municípios do estado é o São João e se você duvida, apareça… E aqui vai um breve roteiro do que lhe aguarda só na região da Chapada. Uma festa tão inserida na raiz desse povo que até o governador Rui Costa participa.

Em Mucugê, no coração da Chapada Diamantina, foi onde apareceram os primeiros diamantes na Bahia, em 1844. A cidade, a 448 quilômetros de Salvador, é uma das que têm os festejos juninos comemorados na forma tradicional, com o forro pé de serra, formado por grupos de sanfoneiros e zabumbeiros. Fogueiras ainda são acesas nas portas das casas, que ajudam a espantar o frio, que chega a 9º C nessa época do ano.

Mucugê é tombada como patrimônio nacional pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e foi construída nas margens da Serra do Sincorá., rodeada por montanhas, e pelo rio Paraguaçu e seus afluentes. Mas nessa época do ano a principal atração é a festa do santo mais forrozeiro do Nordeste, o São João. As cidades e vilarejos históricos se preparam durante o ano todo para manter a tradição junina com as quadrilhas, brincadeiras e comidas típicas, além do forró pé de serra.

Morro do Chapéu – O Forro do Morro é uma antecipação dos festejos
15/06 – Walkyria Santos
16/06 – Chinela de Couro e Batista Lima
17/07 – Adelmario Coelho

Piatã – A cidade mais fria da Bahia

21/06 – Célio Silva, Bel Lima e Cangaia de Jegue.22/06 – Leléu Zé de Chico, Tropa de Xote e Forrozão Adriano e Luba.
23/06 – Seu Coló, Filomena Bagaceira, Dio do Acordeon, Zaninho e Rodrigo.
24/06 – Valdir do Acordeon, Trio Virgulino, Menina Forrozeira e Cheiro de Milho.

Barra da Estiva

21/06 – Coração Cigano, Sadol, Adriano e Luba do Sax
22/06 – Paula Fernandes, Kasaca de Kouro e Marlus
23/06 – Pica-pau e Farra do Brasil, Rogerinho e Rock do Sertão, 24/06 – Matheus Boa Sorte, Gilvan da Paraíba e Rick Franco

Mucugê

22/06 – Edi Rossi Nilton Freitas João Sereno e Leleu de Zé Chico
23/06 – Matheus Boa Sorte, Eloisa Olinto, Mel Sem Pimenta e Vinny Brasil

24/06 – Raimundinho do Acordeon, Keu Dantas, Renan Mendes e Canários do Rei

Como chegar

Destino Lençóis

O aeroporto Horácio de Matos, no município de Lençóis, recebe vôos regulares a partir de Salvador/BA, São Paulo/SP e Belo Horizonte/MG e está a 20 km do centro da cidade, na BR-242.

Voos: Quintas e domingos.

Destino Ibicoara

O aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo, em Vitória da Conquista, recebe voos regulares a partir de Salvador/BA, Belo Horizonte/MG, São Paulo, Rio de Janeiro e Vitória/ES e está a 215 km de Ibicoara.

Dica: Alugar um carro para o trajeto Vitória da Conquista x Ibicoara, cujo percurso é feito em torno de 3 horas.

Para quem vem de carro

De carro você terá mais liberdade para organizar o próprio roteiro. Para aproveitar melhor seu tempo, trace o itinerário com antecedência, traga mapas e/ou GPS. Dentro e fora do parque, existem rodovias asfaltadas e estradas de terra, onde é possível circular com carros comuns – sem necessidade de tração.

Lembre-se: mesmo de carro é necessário contratar um guia para ter acesso à maioria dos atrativos naturais.

Compartilhar: