ArabicChinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish
Home > Destinos Incríveis > Baleias Jubarte encantam na costa baiana e aquecem temporada de turismo

Baleias Jubarte encantam na costa baiana e aquecem temporada de turismo

Publicado em: 30/07/2023
Por: Adilson Fonsêca
Atenção: Caso qualquer das fotos que ilustram essa matéria seja de sua autoria nos informe via WhatsApp (71) 9.9982-6764 para que possamos inserir o crédito ou retirar imediatamente.

 

Este ano elas chegaram um pouco mais cedo e até novembro deverão oferecer o tradicional “balé aquático” nas águas profundas e mornas do Litoral do Extremo Sul da Bahia, precisamente na região de Abrolhos, entre os municípios de Caravelas, Nova Viçosa. Como são muitas, elas alongam a sua estadia para acasalamento e descem o litoral em direção norte, podendo ser vistas até na região de Camamu, Baía de Todos ops Santos, Salvador e Litoral Norte do estado.

As Baleias Jubarte já fazem parte do calendário do turismo na Bahia, entre os meses de julho e novembro, quando deixam, as águas frias do Hemisfério Norte, e se dirigem para o Litoral Brasileiro, preferencialmente no Nordeste, entre o Extremo Sul da Bahia até próximo a Sergipe. Por isso mesmo as cidades litorâneas baianas, como Mucuri, Caravelas, Nova Viçosa, Prado e Alcobaça, se preparam para receber turistas e ecologistas, que mediante passeios de barcos, devidamente regularizados, por causa das questões de segurança e ambientais, adentram o mar para verem o espetáculo de balé aquático, a poucos quilômetros da costa.

Acasalamento – Descrita pela primeira vez na Nova Inglaterra (Estados Unidos), a baleia jubarte tem seu nome científico vindo deste local – novaeangliae -, e Megaptera – que em grego antigo significa “grandes asas”, já que suas imensas nadadeiras peitorais podem medir até 1/3 do comprimento total de seu corpo, algo em torno de 16 metros.As jubartes podem ser encontradas em todos os oceanos. Chegam a pesar até 40 toneladas. Por isso mesmo, é tão impressionante ver o salto de uma delas, que consegue projetar todo seu corpo para fora da água.

As águas mornas e profundas do Hemisfério Sul, nesta época do ano, se tornam o local perfeito para o acasalamento desses imensos mamíferos, que transformam o litoral sul, baiano em área de reprodução das espécimes. Ao longo do litoral da Bahia, é possível observá-las em Salvador, Praia do Forte, Morro de São Paulo, Itacaré, Caravelas e Abrolhos. O arquipélago de Abrolhos é considerado o maior berçário desses animais que encantam milhares de turistas todos os anos.

Embarcações de turistas partem de Caravelas, Alcobaça e Nova Viçosa em direção a Abrolhos, em um deslocamento de aproximadamente quatro horas, até que os visitantes possam assistir ao espetáculo das baleias, seus jatos de água e movimento da cauda. Protegidas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e pela Marinha, os animais conseguem dar saltos que exibem até dois terços do corpo.

Segundo as cartas náuticas de nºs 1300 e 1310, é o ponto do continente que mais se aproxima do Arquipélago de Abrolhos – a primeira reserva ecológica marinha brasileira (criada em 1983). Este arquipélago foi fonte de estudos de Charles Darwin, que esteve por lá com seu navio Beagle, por volta de 1832, quando fez registros em seu diário.

Com muitas espécies endêmicas – chapadões e coral cérebro (nomes populares), o arquipélago formado por 5 ilhas, tem uma atração especial de julho a novembro de todos os anos, quando as baleias Jubartes (baleias canoras), se deslocam do Atlântico Sul para ali buscarem amamentar e reproduzir a espécie. Nesta época o Turismo de Observação aumenta a cada ano, com taxas consideradas acima da média mundial (32%).

Nova Viçosa é um município que está situado no extremo sul da Bahia, a 814,2 km de Salvador. A população nova-viçosense foi estimada em cerca de 42 950 mil pessoas em 2018 sendo a 57° maior de toda a Bahia e a 3° maior da Região Geográfica Imediata de Teixeira de Freitas.



Como chegar até Caravelas

De carro pelo Sul: Para chegar até a cidade de Caravelas, pela BR 101, seguir até a cidade de Teixeira de Freitas, no trevo seguir pela BA-290. Seguindo então as orientações rodoviárias até Alcobaça. No trevo siga a direita pela BA-001 até a cidade de Caravelas.

De carro pelo Norte: Vindo de Salvador, Itacaré, Itabuna, siga pela BR-101 até Eunápolis. Para chegar até a cidade de Caravelas, siga pela BR 101 até a cidade de Itamarajú, seguindo então as orientações rodoviárias até Prado. Continue pela BA-489 até Alcobaça. No trevo siga direto pela BA-001 até a cidade de Caravelas.

Compartilhar: