简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > Alcobaça, um pedaço da Bahia preferido por mineiros e capixabas

Alcobaça, um pedaço da Bahia preferido por mineiros e capixabas

Publicado em: 04/06/2019
Por: Adilson Fonsêca


No Mapa da Bahia ela se perde em meio a centros turísticos mais famosos, como Porto Seguro, Prado e Caravelas, mas com seus pouco mais de 20 mil habitantes e uma infraestrutura turística ainda acanhada, Alcobaça é o refúgio de mineiros, paulistas e capixabas por causa das praias que atraem milhares de turistas o ano inteiro.

Além das belas praias, a cidade, que fica a 700 quilômetros de Salvador, guarda uma bela história do início do Brasil, já que por relatos e por sua idade acredita-se ser uma das cidades mais velhas do Brasil. Possui um grande acervo histórico, como casarões antigos feitos com a matéria prima, óleo de baleia. Sua a proximidade com o arquipélago de abrolhos, faz dela um paraíso conhecida no mundo inteiro.

O litoral tem praias, principal atrativo do município, tem características próprias, como ampla extensão de areia na maré baixa (bem menor na maré alta). Sem corais (pedras) na área de banho ou na areia. Água variando entre turva e clara no verão, por causa dos ventos que agitam o mar. Próprias para banho. Duas praias com acesso a água doce de rio (Barra e Zeloris), enquanto as demais são todas praias de água salgada.

Praia da Barra do Itanhém ou Barra de Alcobaça – É a praia onde há a foz do rio Itanhém. É famosa por ser um lugar onde se acham facilmente as tariobas (moluscos comestíveis).

Praia de Alcobaça (ou praia do centro – É a praia mais visitada pelos turistas na cidade de mesmo nome. Em toda a sua extensão, é uma praia tranquila, sem ondas fortes. Também não há pedras ou recifes de corais. Na maré vazante (maré baixa), é possível fazer belas caminhadas. Na maré alta, o banho só é recomendado para quem sabe nadar, pois pode haver refluxo (correnteza).

Praia de Iansã – É uma das praias que conta com diversos empreendimentos imobiliários e turísticos. Fica entre a praia do centro da cidade e a Praia da Barra do Itanhém, sendo um lugar de fácil acesso.

Praia do Coqueiro – É semiurbana e está ocalizada após o Farol de Alcobaça, em direção a Prado. Essa área, apesar de estar repleta de loteamentos e empreendimentos turísticos, é pouco habitada. Isso garante paisagens tranquilas e bucólicas.

Praia do Farol
– Fica em frente ao farol do município, perto da saída da cidade. Como as praias da cidade são côncavas, pode-se ver o farol da maioria delas. Em volta deste farol há uma série de bares e restaurantes que costumam lotar durante o verão.

Praia de Zeloris – Está localizada na divisa do município de Alcobaça com o município de Caravelas. O acesso mais fácil a partir de Alcobaça é via barco ou canoa. É totalmente sem infraestrutura para turistas e tem aspecto rural e semideserto, às vezes até ocupada por mangues e boa quantidade de lama.

Como chegar

O acesso ao município se dá pela BR-101, até se chegar ao município de Teixeira de Freitas. De lá o viajante torna diretamente à leste pela BA-290. Outro caminho se dá indo para Caravelas pela BR-418, e a seguir tornar ao norte pela BA-001, sendo esse percurso o mais antigo. Até o verão de 1982 existia uma ponte no final desse percurso, que foi destruída pelas correntezas do rio Itanhém, e o acesso se dá por balsa.

Por via aérea, o viajante pode chegar pelo aeroporto de Teixeira de Freitas. Que opera com vôos semanais de Salvador e de Belo Horizonte. Existe ainda a opção rodoviária com ônibus que saem diariamente de Salvador em direção a Teixeira de Freitas e de lá em direção a Alcobaça.

Compartilhar: