简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > Aproveitando o sol e o mar, venha praticar o Kitesurf

Aproveitando o sol e o mar, venha praticar o Kitesurf

Publicado em: 13/09/2019
Por: Adilson Fonsêca


>Em Salvador, em qualquer época sempre existe uma oportunidade de turismo. Se o tempo não está com cara de verão, nem por isso significa que a praia deixa de ser um prazer para os amantes dos esportes mais radicais, como o kitesurf, quer para ser praticado, precisa, antes de mais nada, é preciso tempo bom e ventos fortes. A melhor condição é de ventos acima de 25km por hora. A melhor maneira de aprender é fazendo um curso básico em torno de 4 aulas, com duas horas de duração cada. Além de um excelente exercício físico, ainda relaxa e diverte.

E em Salvador, a Praia de Piatã, na Orla Atlântica, é a melhor opção para esse tipo de esportes, que não exige idade nem peso que te impossibilite de praticar. Crianças a partir de 9 anos já têm habilidade para começar no esporte, que precisa muito mais de técnica do que força. Na teoria, é um exercício de contrapeso: a pipa (kite) te colocado para frente e você joga seu corpo para trás, formando uma tração na água que te impulsiona para deslizar sobre as ondas.

De setembro até fevereiro predomina o vento nordeste, excelente para a prática do esporte. Aí é só checar o melhor local naquele dia e ir para o mar. Já no inverno, predomina mais um vento sul e sudeste. É mais um vento maral. Aí o melhor lugar em Salvador é próximo ao Casquinha de siri (Piatã), por ser uma ponta, uma pequena península, ficando mais protegida.

Em Salvador, a Escola Pequeno do Kite, é quem melhor dá aulas de kitesurf. Os instrutores explicam que a melhor época de aprender, geralmente, é no inverno. Assim, quando chega o verão, com as condições perfeitas, já dá para se divertir. Já em maio e abril o vento cai. O ponto de encontro é um grupo de WhatsApp onde a turma dá dicas de onde o vento está bom e assim se reúnem neste local.

Além de Salvador, no Brasil, a melhor a praia para a prática do kitesurf é a de Ibiraquera, em Santa Catarina, que tem ondas e ventos muito fortes. Em Salvador, os melhores lugares são a Terceira Ponte, Praia de Jaguaribe e Busca Vida, que é um lugar bom onde não tem muita gente. A “Terceira Ponte” fica na praia de Jaguaribe, depois do circo, logo depois do posto de gasolina. Essa praia é bem extensa, vai até Piatã.

Dicas e explicações

Vento Nordeste – Vento forte acima de 25 km por hora.

Materiais necessários – Uma prancha, um cinturão (chamado de trapézio) e uma pipa (o Kite).

Board Master – Loja conceito de produtos de alta qualidade para quem é master em esportes de prancha. Para o Kite, trabalha com a marca alemã DUOTONE, promovendo eventos de teste drive para os cliente e amigos. O projeto idealizado por Marlos Viana – também praticante de vários esportes – é um lugar onde as pessoas podem tomar uma cerveja, comer uma comida havaiana, além, é claro, de ter aulas, palestras, saber novidades, e comprar produtos novos e usados. Para fazer a aula, eles dão todo o equipamento. Depois que a pessoa se forma, eles dão toda a assessoria para comprar e usar da melhor forma o seu equipamento. Telefone: 71 98326-1313

Kite Wave (Kite com onda) – É possível surfar muitas ondas na sessão comparando com o surfe na remada. O vento side shore (o que sopra de lado na praia) é o melhor. Quando você precisa de potência, é só manobrar a pipa que a velocidade é adquirida e as manobras ganham pressão, força e radicalidade.

Serviço

Escola de Kitesurf
Pequeno (Mauricio Sales de Jesus). A base fica na Terceira Ponte é onde se concentra o maior número de Kite surfistas no verão.
Telefone: 71 98174-1890 / @pequenodokite

ResponderEncaminhar

 

Compartilhar: