简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > Barra do Cahy, a primeira praia descoberta por Cabral

Barra do Cahy, a primeira praia descoberta por Cabral

Publicado em: 28/12/2020
Por: Adilson Fonsêca


Dizem os historiadores que ao chegar à costa do litoral baiano, onde veio a aportar em Porto Seguro, em abril em 1.500, a esquadra de Pedro Alvares Cabral avistou ao longe uma pequena praia de areias brancas, ladeada por morros que no contraluz do sol assumia coloridos em tons avermelhados. Era a primeira praia avistada depois de vários meses de navegação pelo Oceano Atlântico, desde quando partira de Portugal. Era a Praia de Barra do Cahy, no hoje município de Prado, Extremo Sul da Bahia.

Quinhentos e dezessete anos depois, em 2017, a Praia da Barra do Cahy, localizada em Prado, no extremo sul da Bahia, foi reconhecida como a primeira praia a ser descoberta no Brasil. O título foi dado ao Município de Prado após vários estudos feitos por pesquisadores e historiadores. Eles concluíram que o local descrito na carta de Pero Vaz de Caminha, em 1500, e encaminhada a Portugal relatando a descoberta do Brasil, se rfefreia à foz do Rio Cahy.


Para registrar o título, foram instalados na praia uma cruz e uma placa semelhante a um pergaminho. Na placa está escrito trecho da carta de Pero Vaz de Caminha que descreve, segundo os pesquisadores, a praia de Barra do Cahy. Cumuruxatiba, é um distrito de Prado e pode ser visitado em passeios de barcos por mangues da Barra do Cahy, onde o mar se encontra com o rio Caí, e Corumbau, o último destino do município, ao lado de Caraíva, em Porto Seguro.
Distante 18 quilômetros centro de Prado, ao norte, o seu acesso é feito por estrada não asfaltada entre as Fazendas Cahy e Glória. A praia é um local paradisíaco, de águas claras e que se encontra com um rio. Há grandes falésias e muitos coqueiros. Do mar na Barra do Cahy é possível avistar o Monte Pascoal, que fica a cerca de 62 quilômetros da cidade de Porto Seguro e que, segundo os registros históricos, teria sido a primeira porção de terra avistada por Pedro Álvares Cabral e sua tripulação.


História – Os relatos históricos indicam que após chegar na Barra do Cahy, os portugueses acharam o local inseguro para as embarcações e seguiram em direção ao norte, até chegar em Porto Seguro. No dia 09 de março de 1500, cerca de 1400 homens, entre marinheiros, técnicos em navegação, escrivães, cozinheiros, ajudantes e padres (até os padres vieram na comitiva), chegaram ao litoral do sul da Bahia, exatamente (segundo descrição na Carta Náutica de Pero Vaz de Caminha e situação geográfica) na Barra do Cahy, Prado – BA.
Esse é o ponto exato que o Monte Pascoal foi e pode ser avistado a mais de 500 anos passados, desde esse relato oficial. E quem tiver dúvidas, venha ao município de Prado e façam esse passeio histórico, seguindo as coordenadas descritas.


De nenhum outro lugar da região, segundo guias locais, o Monte Pascoal pode ser avistado, exceto na Barra do Cahy. A Barra fica a 18 km de Cumuruxatiba, aproximadamente. Atualmente, a praia abriga a réplica de uma cruz de madeira e um trecho da carta de Caminha, onde se lê: “Barra do Cahy, aqui nasceu o Brasil”.

 

Compartilhar: