简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > Descubra Serra Grande e entenda porque a Bahia sempre surpreende

Descubra Serra Grande e entenda porque a Bahia sempre surpreende

Publicado em: 07/02/2020
Por: Adilson Fonseca


A visão é tirar o fôlego. Do alto do mirante da Estrada Ilhéus-Itacaré, o visitante se extasia com o mar que parece não ter fim, ornado com imensos coqueirais e uma densa floresta de Mata Atlântica, e praias de areias brancas e praias ainda virgens. Serra Grande é o lugar perfeito para quem quer descansar do agito no período do carnaval, e, ao mesmo tempo, estar próximo de tudo que a comodidade dos grandes centros urbanos oferece.

A Vila de Serra Grande pertence ao município de Uruçuca, que fica a meio caminho entre Ilhéus, Itacaré e a BR-101. É oi lugar ideal para quem quer curtir a natureza perto de toda comodidade que os centros urbanos oferecem. E o acesso tanto pode ser feito de carro, pela BR-101, a partir de Salvador, ou mesmo atravessando a Baía de Todos os Santos, de Ferry Boat e de lá seguindo pela BA-001 até Ilhéus. E também de avião, com voos vindos de Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, e de Ilhéus retornando alguns quilômetros pela BR-10.

O melhor de tudo é que a localidade é o coração da APA (Área de Proteção Ambiental) Itacaré/Serra Grande, considerada Reserva da Biosfera da Mata Atlântica pela UNESCO. São 22 quilômetros de praias, 22 ,il hectares de florestas, 93 hectares de manguezais e 573 hectares de restingas. Rios, cachoeiras, onde a natureza é o espetáculo.

Apesar de estar a apenas 32 quilômetros de Itacaré, que é considerada a meca do surf no Brasil, Serra Grande ainda consegue manter seu estilo pacato e tranquilo, mesmo já apresentando um intenso comércio turístico dos últimos anos. Ela ainda continua a ser uma pequena comunidade onde as pessoas negociam no mercado local pela manhã e à noite se reúnem na famosa pizzaria local para dançar um forró tradicional.

A vila fica em uma colina, de onde se descortina todo o vasto litoral e a imensidão da Matga Atlântica. No “Mirante da Serra”, o visitante se deslumbra com o verde intenso da floresta, e a junção dos coqueirais com o branco das areias da praia, e o azul turquesa do Oceano Atlântico.

O lugar é tão paradisíaco que apenas a viagem já se torna um prazer. A estrada que leva para a vila é conhecida como a “veia da Mata Atlântica” pelo fato de estar localizada no selvagem e protegido Ecoparque. Independentemente de qual direção você estiver chegando, você terá a oportunidade de desfrutar de um passeio por uma floresta intocada. E para quem não quer apenas curtir as praias, Serra Grande também oferece um ambiente tranquilo onde há água doce. Perto do centro da cidade há um grande lago rodeado por um gramado verde e árvores que criam uma sensação de um espaço mais privado.

Como chegar
Serra Grande fica entre Ilhéus e Itacaré, a 410 quilômetros de Salvador e 42 quilômetros de Ilhéus.
– O Aeroporto mais próximo esta localizado em Ilhéus, que recebe voos diários vindos de Salvador e das principais capitais brasileiras.
VIA TERRESTRE

– Por terra a BR-101 é o principal acesso para quem vem da regiões Sul e Nordeste do País. Outra opção, para quem está em Salvador é atravessar a Baía de Todos os Santos, pelo ferry boat e seguir pela BA-001, passando por Valença e Camamu..

– Os ônibus que fazem a rota para Serra Grande vêm principalmente das cidades de Porto Seguro, Itabuna, Ilhéus, Itacaré e Salvador.

Compartilhar: