简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > Ipitanga, o point da turma descolada de Salvador

Ipitanga, o point da turma descolada de Salvador

Publicado em: 29/09/2020
Por: Adilson Fonsêca


Para o turista, ou morador de Salvador ou de Lauro de Freitas, essa é uma briga política pelos canais competentes, no caso a Assembléia Legislativa da Bahia e os respectivos prefeitos das duas cidades. Afinal, para quem conhece e freqüenta a bela praia de Ipitanga, na divisa entre os dois municípios, com seus quase dois quilômetros de mar aberto, está mais interessado em desfrutar da bela paisagem e da boa infraestrutura turística e de lazer que o local oferece…

A disputa, portanto, fica em saber qual o melhor trecho da praia, a melhor barraca e quais os dias da semana melhor para freqüentá-la. Afinal, a Praia de Ipitanga é um daqueles pedaços de paraíso incrustado no cenário urbano que preserva a suas características naturais. Mar de intensa coloração azul, larga faixa de extensão de areia batida e limpa, ventos entre fraco e moderado, e ondas que servem para a prática de esportes radicais, mas também que, na maré baixa, se transforma em espaços para pr´[aticas de esportes como o futivolei, futebol e lonas caminhas.

Localizada na exata divisa entre Salvador e o município de Lauro de Freitas, Ipitanga, durante os fins de semana costuma ficar lotada de visitantes, tanto da capital como do município vizinho, além de turistas que costumam veranear pelo litoral norte . Tanta demanda se explica pela grande infraestrutura local, que conta com pousadas, restaurantes e cabanas de praia bem sofisticadas. É uma das praias mais sofisticadas e limpas do litoral baiano.

Galera – Quer fugir um pouco do lugar comum, mas sem perder o contato com o meio urbano?. Então a Praia de Ipitanga é o ideal para quem mora em Salvador ou Lauro de Freitas. Além dos atributos naturais, o local é o grande “point” de jovens e pessoas de todas aqs idades. O banho de mar acolhe todas as preferências, pois se possuiu ondas fortes, tem espaço também, durante a maré baixa, para as piscinas naturais de águas mornas, ótimas para as crianças..

Por ser uma praia mais afastada de Salvador, e ao mesmo tempo de fácil acesso, ela é muito procurada pelos surfistas. De grande extensão, conta com uma boa faixa de areia clara e fina, ideal para uma caminhada ao entardecer. Seu mar é agitado, com boas ondas e águas cristalinas, onde pode-se encontrar diversos surfistas a maior parte do tempo. E por isso mesmo costuma ser frequentada por jovens.

Possui boa infraestrutura, com pousadas, bares e restaurantes próximos. É uma boa opção para um agradável dia de férias. Na alta temporada seu espaço torna-se bastante disputado, por isso recomenda-se que o visitante traga a sua própria infraestrutura, como cadeira, barraca, isopor e um pequeno lanche. Lembre de sempre recolher o lixo no final, desta forma cada um contribui para manter a praia sempre limpa.

Como chegar

Para quem mora ou está em Salvador, a melhor opção é unir o útil ao agradável. Útil porque é mais perto o deslocamento e agradável porque ao longo do trajeto vai desfrutando de uma bela paisagem do litoral de Salvador.

Assim siga pela orla de Salvador até Itapuã, mantendo-se no trajeto pelas praias de Stella Marfis e Flamengo, e dali chegando a Ipitanga. Recomenda-se nos finais de semana sair mais cedo, por causa da intensa procura e da dificuldade de vagas para estacionamento.

Para quem está em Lauro de Freitas ou em regiões mais afastadas do litoral, o trajeto comum é passar por dentro da cidade e seguir em direção ao antigo kartódromo e de lá escolher em qual local da praia vai querer ficar. Não há uma recomendação específica de restaurantes ou barracas de praias, por uma simples razão: todos são bons.

Ficar por um ou mais dia – Para quem quer desfrutar um pouco mais da praia, como amanhecer com o o aroma e frescor da brisa do mar, ou desfrutar de um belíssimo por do sol e não quer se deslocar para Salvador ou Lauro de Freitas, existem algumas pousadas ideais para estadias curtas:

Hotel Mameluco
– O hotel dispõe de chalés e de piscinas para crianças e adultos. Todos os chalés têm um alpendre ou varanda onde os hóspedes podem relaxar. O acesso Wi-Fi é gratuito.

Pousada Novo Tempo – Dispõe de uma piscina, de um terraço para banhos de sol e de um bar. A propriedade está localizada a 300 metros da Praia Vila do Atlântico, em Lauro de Freitas, a três km de Salvador.

Pousada Praia de Ipitanga – Quartos equipados com ar condicionado, TV LCD 24º, frigobar. São nove suítes, sendo quatro de família e cinco de casal.

Compartilhar: