简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > Itacaré, onde o mar e a Mata Atlântica se unem

Itacaré, onde o mar e a Mata Atlântica se unem

Publicado em: 23/11/2020
Por: Alex Ferraz


Nós vamos te chamar hoje para dar um passeio num dos lugares mais bonitos da Bahia. Uma praia que seduz e no seu entorno, o verde da Mata Atlântica. Estamos falando de Itacaré, destino que você não pode deixar de incluir em sua próxima viagem.

Ela não está só. É quase que uma extensão da Costa do Dendê, respeitando-se as proporções, vem à região de Canavieiras, Ilhéus e Itacaré, o Baixo Sul da Bahia.

O azul do mar parece reluzir ainda mais nessas águas mansas e na maior parte do ano, mornas, enquanto restaurantes servem uma das mais deliciosas comidas da região.

Os pratos lá são obras artesanais. O peixe no dendê é de dar água na boca, rivalizando com a lagosta grelhada e o camarão ensopado. Isso sem contar a moqueca de mariscos, que chega fervilhando à mesa, servida,  na maioria das vezes,m em generosas tigelas de barro.

Desviando os olhos do mar e das lindas praias, onde corpos bronzeados adornam a rica paisagem, incluindo belas modelos que costumam aproveitar o sossego da região para bronzear até o infinito, mais uma vez a Mata Atlântica é personagem principal, preenchendo de verde deslumbrante os espaços entre a terra e o mar de um azul-turquesa incrível.

O cenário é de cachoeiras deslumbrantes, fontes de água mineral límpida no oceano. A região oferece ainda trilhas, dentro da mata, onde podem ser vistas e sentidas árvores centenárias e uma fauna de tirar o fôlego, incluindo pássaros de diversos matizes e cantos.

Há muito o que descobrir, entre grutas, lagoas e praias, tudo apoiado por uma completa e eficiente infra-estrutura turística, moderna, com hotéis de luxo, mas também oferecendo hospedagens mais em conta, inclusive pequenas e pitorescas pensões.

Para quem gosta de esportes de aventura, a região é também um paraíso, já que oferece  algumas das melhores praias e rios do País para a prática da pesca esportiva, do mergulho, da canoagem, sandboard e outros.

Ilhéus é um das mais importantes cidades históricas, com muito a se ver sobre a história do cacau, do seu folclore, tudo imortalizado na obra mundialmente famosa de Jorge Amado.

Uma visita ao povoado de pescadores na Vila de Atalaia, no trecho Canavieiras-Ilhéus e um passeio no Ecoparque de Una são atividades indispensáveis.

Outra atividade muito agradável e que,  pode trazer bons conhecimentos sobre a história de uma das maiores riquezas do País, e principalmente da Bahia, o cacau, é um tour pela área da Ceplac, onde pode ser visto todo o processo do cultivo do cacaueiro e da produção do chocolate.

Compartilhar: