简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > Ilha do Rodeadouro: a praia do Rio São Francisco

Ilha do Rodeadouro: a praia do Rio São Francisco

Publicado em: 14/02/2019
Por: Adilson Fonsêca


Diz o folclore que o inusitado sempre acontece na Bahia. E na natureza não é diferente. Com mais de 1.100 quilômetros de praias, o maior litoral do Brasil, a Bahia ainda oferece praias fluviais para quem mora ou quer conhecer o sertão e o Rio São Francisco.
Com toda infraestrutura das praias famosas no estado, incluindo quiosques, barracas, restaurantes e transportes (de barco), a Ilha do Rodeadouro, há cerca de 12 quilômetros da cidade de Juazeiro, e em igual distância da Barragem de Sobradinho, é um paraíso em pleno semiárido banhado pelo Rio São Francisco.
A praia que é formada nesse trecho navegável do rio é formada por areias brancas, águas doces e calmas, que atrai turistas de outras regiões do País. No verão, pode-se registrar um público que varia entre três e quatro mil pessoas por dia nos finais de semana.


Mas não se preocupe como chegar até ela. Basta chegar a Juazeiro. Daí em diante, para fazer a travessia até a Ilha do Rodeadouro, a Associação dos Condutores de Barcos da ilha do Rodeadouro conta com quatro embarcações, com barcos com capacidade para 110 passageiros, outro com 64 lugares e mais dois barcos com capacidade para 40 passageiros cada.
Esses barcos são equipados com coletes salva vidas, possuem manutenção mensal e são inspecionados pela Marinha do Brasil. “Nós temos mecânicos especializados e fazemos manutenção constantemente. Os barcos são equipados com todos os equipamentos necessários para a navegabilidade”, explica Israel.
Culinária – Para a hora do almoço, as opções de pratos típicos, que podem ser encontradas nas 32 barracas de comidas e bebidas na ilha, é bem variada. A carne de bode, já tradicional na região, está presente, com a carne de sol, frango e os acompanhamentos: feijão-tropeiro, arroz, salada, farofa e macaxeira. Porém, segundo os comerciantes, o prato mais pedido pelos clientes é o peixe, seja ele qual for, tambaqui, piranha, dourado, pial, tilápia, entre outros, e podem ser servidos fritos, assados ou ao molho, a depender do gosto do freguês.

Rio São Francisco – Ao longo dos seus 2.863 quilômetros até desaguar no Oceano Atlântico, o Rio São Francisco apresenta, além das diversas atrações turísticas, todo o potencial econômico trazido pela agricultura irrigada – a exemplo das cidades Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), maiores exportadoras de frutas tropicais do País.

Compartilhar: