简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > Mineiros elegem Porto Seguro como o principal destino para viagens

Mineiros elegem Porto Seguro como o principal destino para viagens

Publicado em: 04/07/2019
Por: Adilson Fonseca


Pouco importa se o período é de temperaturas baixas, a preferência dos turistas pelo litoral baiano, principalmente Salvador e a Costa do Descobrimento, se manifesta ao longo do ano. Mesmo sem ser o período da chamada Alta Estação, Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, no Sul da Bahia, continua sendo um dos principais destinos de quem mora no Centro Sul do País, como Minas Gerais.


Em recente pesquisa do Ministério do Turismo, Porto Seguro, seguida das capitais de Alagoas (Maceió Rio Grande do Norte (Natal) foram eleitas como os três destinos mais procurados, entre os meses de junho e julho, em agências de turismo de Minas Gerais. A constatação foi da Pesquisa de Sondagem Empresarial, realizada pelo Ministério do Turismo com 175 empresas de comércio de viagens de Minas Gerais. O levantamento trouxe, ainda, que seis em cada 10 mineiros procuram destinos onde possam aproveitar os momentos de lazer com sol e praia.


No perfil do público mineiro, os casais com filhos correspondem ao maior número (43,7%) dos viajantes que utilizam agências de viagens, seguidos dos casais sem crianças, com 25,8%, e viagens em família, com 21,1%.


Além destas informações, o estudo trouxe a perspectiva das empresas mineiras em relação ao desempenho, faturamento, demanda de serviços e geração de empregos de maio a outubro de 2019. Para 16,3% delas, a perspectiva é de que o número de empregados aumente. Além disso, 60,8% acreditam que a demanda pelos serviços ofertados cresça no período. Outro dado positivo, é de que 60% indicaram um cenário com perspectiva de aumento no faturamento para os próximos meses.
Com a pesquisa, o Ministério do Turismo tem o objetivo de auxiliar as empresas de Minas Gerais do setor de agenciamento de viagens a avaliarem nichos de mercados a serem melhor explorados. Com esta sondagem, por exemplo, é possível identificar que os turistas das agências consultadas pela pesquisa não têm certos estados como escolha, para a viagem no período.


ESTUDO – A Pesquisa de Sondagem Empresarial das Agências e Organização de Viagens está em sua primeira edição e será realizada semestralmente pelo Ministério do Turismo. O estudo é uma expansão da sondagem já realizada com o setor hoteleiro e pretende avaliar a percepção de desempenho, no cenário atual e futuro, das agências e operadores turísticos, além de identificar o comportamento do consumidor sob a perspectiva dos empresários para os períodos de alta temporada.


O Ministério do Turismo avalia que o estudo atua diretamente com o consumidor (potencial ou real) de viagens e se constitui de um campo amplo de informações sobre o desempenho da empresa, o setor de agências e operadores representa uma potencial fonte de informações sobre o comportamento de consumo do mercado doméstico, em especial para a projeção da demanda com informações sobre motivo de viagem, segmento turístico de interesse e principais destinos demandados.

 

Compartilhar: