简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > No coração do Centro Histórico, uma pausa para a cultura e a história

No coração do Centro Histórico, uma pausa para a cultura e a história

Publicado em: 23/01/2021
Por: Adilson Fonseca


Em Salvador há espaços para tudo, belas praias, uma gastronomia de dar água na boca e cultura. Muita cultura!. E nesse quesito vale incluir um passeio a um dos locais de maior memória da história religiosa da cidade, localizado perto de tudo, entre a Praça da Sé e a Praça Municipal,  no Centro Histórico de Salvador: o Museu da Misericórdia.

O museu mostra todo o processo de colonização e religiosidade dos 500 anos de história do Brasil e da Bahia, com um rico material dos mais diversos. O acervo do  museu é um dos mais ricos, composto por mais de três mil peças catalogadas, que contextualizam uma narrativa histórica de quase 500 anos da história do Brasil.

Dentre as inúmras peças, destaque para os azulejos de 1712, que reproduzem a Procissão do Fogaréu, a Farmácia, o armário de 1867, exclusivamente construído para armazenar frascos com substâncias farmacêuticas do Hospital da Caridade, e o primeiro carro movido a gasolina da Bahia e o mais antigo em exposição no Brasil.

 

História – Os painéis, telas, alfaias, imaginárias e mobiliários refletem um modo de pensar, hábitos e costumes de um Brasil e uma Bahia de outrora, o que nos permite realizar ações socioculturais e educativas voltadas para diferentes públicos. No Salão da Farmácia, há uma réplica da primeira Roda dos Expostos do Brasil, implantada pela Santa Casa da Bahia, em 1734, que também compõe a secular coleção.

O estado de conservação do espaço, a beleza das peças e a qualidade da visita guiada são incríveis. Os monitores são ótimos, as histórias contadas fazem cada sala ter vida própria.

Serviço
Museu da Misericórdia – Endereço: Rua da Misericórdia, 6, Praça da Sé.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. Sábados, das 9h às 17h. Feriados, das 9h às 13h.
Os ingressos custam R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia).

As visitas de grupos escolares precisam ser agendadas.
Telefone: 71 2203-9830/9832.

Compartilhar: