ArabicChinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish
Home > Destinos Incríveis > Pelourinho é opção para quem quer curtir Salvador o ano inteiro

Pelourinho é opção para quem quer curtir Salvador o ano inteiro

Publicado em: 10/03/2024
Por: Adilson Fonsêca
Atenção: Caso qualquer das fotos que ilustram essa matéria seja de sua autoria nos informe via WhatsApp (71) 9.9982-6764 para que possamos inserir o crédito ou retirar imediatamente.

A velocidade com que as coisas acontecem e a diversidade de atrações culturais e artísticas em Salvador são tão intensas que quem visita a cidade durante o verão, tem que se adequar a uma agenda cheia de opções, onde existem diversões para todos os gostos, lugares e custos. O mais importante. Tudo isso de graça.
Mesmo no período do Natal e Ano Novo, o Centro Histórico, um dos locais mais visitados pelos turistas, fervilha de atrações, que se prolongarão durante todo o verão, inclusive no carnaval – quando ele voltar e haverá de voltar em 2022. Nas últimas semanas do ano a programação do Pelourinho se torna mais eclética, já preparando o espírito do baiano e do turista para o verão. Os largos Pedro Archanjo, Tereza Batista e Quincas Berro d’Água recebem shows, ensaios de blocos e eventos que misturam diversas linguagens.

Circuito Cultural – O Circuito Jorge Amado é um musical de rua, com direção de Edvard Passos, trilha sonora de Gerônimo Santana, direção musical de Luciano Bahia, grande elenco de atores baianos e participação da Cia de Dança Tradições. Começa com o “Velório de Quincas Berro D’Água”, no Largo do Pelourinho e se encerra no “Cabaré da Zazá”, na Cantina da Lua. Às sextas, das 19 às 21h.


República dos Tambores – Desfiles de blocos de percussão, oriundos do Centro Histórico, de quarta a sábado, às 17h e domingo, 12h, pelas ruas do Pelourinho. Participam do República dos Tambores os grupos Meninos da Rocinha do Pelô, Tambores e Cores, Kizumba e a Banda Didá.
Popelô – As igrejas do Centro Histórico de Salvador agora abrigam, em forma de residência artística, o Popelô – Polo de Orquestras do Pelô, ação do Pelourinho Dia e Noite, da prefeitura de Salvador, que dá apoio ao amadurecimento da pesquisa musical singular feita na capital baiana pelas orquestras, e que pretende sedimentar o gênero próprio de música que é produzido por elas na cidade, através de ensaios abertos, concertos e missasorquestradas. Participam Orquestra Afro Sinfônica, Orquestra OCSAL, Orquestra São Salvador e Sambone Pagode Orquestra.

Viradão do samba – Terça feira é dia de “Viradão do Samba” no Centro Histórico. Na Praça da Sé, o grupo Samba de Verdade. No Largo do Pelourinho, o grupo Bambeia. E, no Terreiro de Jesus, o grupo Botequim. O Viradão do Samba começa às 19h nos 3 locais. O acesso é gratuito.
Caminhos da fé – Religião, arte e história contadas em três circuitos – “Da Casa da Mãe à Casa do Redentor”, “Pelourinho Morada da Arte e da Fé” e “Fé e Arquitetura no Centro Histórico” – Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, Igreja da Ajuda, Igreja e Museu da Santa Casa de Misericórdia, Catedral Basílica Primacial do Salvador, Igreja da venerável ordem Terceira de São Domingos de Gusmão, Igreja de São Pedro dos Clérigos, Igreja da Ordem Terceira do São Francisco, Igreja e Convento de São Francisco Ordem Primeira, Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Paróquia de Santo Antônio Além do Carmo, Igreja do Boqueirão, Venerável Ordem Terceira do Nossa Senhora do Carmo e Igreja e Convento do Carmo Ordem Primeira – das 07h às 12h e das 14h às 17h.

Compartilhar: