ArabicChinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish
Home > Destinos Incríveis > Salvador abre as portas da Culinária em agosto

Salvador abre as portas da Culinária em agosto

Publicado em: 31/07/2021
Por: Adilson Fonsêca


Se Salvador já é mundialmente famosa pela sua diversidade religiosa, cultural e pelo imenso patrimônio histórico e arquitetônico, como a primeira capital do Brasil, fundada em 1549, a sua gastronomia é única, pois mistura sabores herdados dos antigos escravos africanos, dos povos indígenas e da colonização portuguesa, com influencias italianas. Holandesas, alemães e francesas.

A mistura do azeite de dendê, com leite de coco e o jeito [único de se adicionar a pimenta em quase todos os pratos, faz da terra que encanta brasileiros e estrangeiros. Aqui, em meio ao tocar dos tambores do Olodum, do Ilê ou dos Filhos de Gandhi, misturando o sagrado religioso com o profano das festas populares, é um lugar perfeito para a realização de festivais gastronômicos, como o que vaio acontecer em agosto próximo.

O tema não poderia ser mais apropriado e mostra a diversidade da gastronomia do Recôncavo Baiano, mas também do sertão e das peculiaridades culinárias que se fazem presentes em todos os cantos do Estado. Com o tema “O Sertão e o Mar”, o Festival Tempero Bahia vai acontecer no final do mês de agosto reunindo um time dos melhores restaurantes da cidade, além de chefs da Bahia e do Brasil.

O evento, que está na sua quarta edição e reúne gastronomia, arte, cultura e música instrumental, integra o Calendário Nacional do Ministério do Turismo desde 2019. Promovido pela empresária Djanira Dias com curadoria da chef Tereza Paim, foi criado a partir do sucesso do Festival Tempero do Forte que acontece há 14 anos na Praia do Forte.

Na sua 4ª edição, o Festival Tempero Bahia vai reunir nomes que figuram na lista de melhores restaurantes da cidade e chefs de todo o Brasil. E com uma abordagem bem nordestina, o evento aproveita a diversidade que é uma marca dos baianos, e realiza anão apenas um festival de gastronomia com o que tem de melhor, mas também muita arte, cultura e música.

Me4smo com a continuada situação de pandemia do Coronavírus, os organizadores do festival garantem que todos os protocolos de segurança sanitária serão cumpridos, como o distanciamento físico e a disponibilidade do álcool gel para os participantes e público em geral, de acordo com as recomendações pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Compartilhar: