简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > São Thomé/Inema, a praia preferida dos presidentes

São Thomé/Inema, a praia preferida dos presidentes

Publicado em: 05/02/2021
Por: Adilson Fonseca


São Thomé (com th) de Paripe e a sua co-irmã Inema ficam na mesma localidade do bairro de São Thomé de Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, separadas por um muro que delimita o espaço da Vila Militar da Marinha (Base Naval de Aratu) da água cristalina da praia freqüentada por gente de vários pontos do subúrbio e Cidade Baixa.

De águas rasas e tranqüilas, quase sem ondas, viveu seu auge em meados do século passado, transformada em balneário pelas famílias mais ricas da Bahia, pelos barões do cacau, pelos criadores de gado no campo, em suas férias de fim de ano.

Chácaras e sítios ocupavam toda sua faixa litorânea, com suas árvores frondosas e muitas mangueiras. Mas o tempo foi passando, a aristocracia baiana descobrindo outros destinos, como a bucólica ilha de Itaparica e sua irmã Mar Grande, até desembarcar no litoral norte a partir de Arembepe.

Hoje, a praia continua a mesma, quase sem ondas, serena e banhada pelas águas límpidas da Baía de Todos os Santos, protegida do mar agitado e por isso mesmo um bom destinos para o banho de mar para quem quer aprender a nadar, mergulhar e levar a família.

Mas para o turista que visita a bela Salvador fica totalmente fora de rota, daí ser freqüentada, basicamente, pelos moradores da região e do subúrbio ferroviário.

Nada que desanimasse os quatro últimos presidentes da República, Fernando Henrique Cardoso, Luis Inácio Lula da Silva, Dilma Roussef, Michel Temer e agora, mais recentemente, Jair Bolsonaro, neste final de ano, escolheram esse pedaço paradisíaco da Baía de Todos os Santos e suas areias brancas para enterrar o stress de Brasília.

Ali perto, separados pelo muro da Base Naval, a praia segue mais linda ainda e particular. O acesso é restrito aos militares da Marinha e quando um presidente da República resolve usar o refúgio, fica bem guarnecida para que ninguém lhes tire o sossego.

Com pouco mais de um quilômetro de praia, circundada por uma avenida calçada em paralelepípedos e com amuradas para quem quer apreciar o por do sol, a praia encanta a quem lá chega.

E oferece petiscos variados, como o tradicional peixe frito, o acarajé e as “roskas” de frutos da época. E para quem quer apenas contemplar o mar de águas mansas há ainda a opção de acompanhar o vai e vem dos barcos que partem e chegam para a vizinha Ilha da Maré, a 10 minutos de viagem.

 

Como chegar

Do centro – A partir do Campo Grande chega-se ao Comércio, passando pela Calçada (Cidade Baixa) e segue-se por mais 13 quilômetros pela Avenida Suburbana, até chegar ao bairro de Paripe. De lá, o caminho é a antiga Estrada da Base Naval até a entrada da Vila Militar. Há um acesso alternativo que sai de Paripe , a partir da Praia de Tubarão até  São Thomé.

Do Aeroporto/Paralela – Chega-se ao Acesso Norte (região do Iguatemi) e de lá segue pela BR-324 por 11 quilômetros até a localidade de Águas Claras, entrando à direita e seguindo pela BA-528 (Estrada Paripe/Base Naval) até o seu final e chega-se à praia.

**Há linhas de ônibus do Consórcio Integra para o Campo Grande, Barra e Pituba.

 

Compartilhar: