简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > No sul da Bahia, 44 praias, rios e trilhas incríveis

No sul da Bahia, 44 praias, rios e trilhas incríveis

Publicado em: 08/07/2019
Por: Adilson Fonsêca


Sabe aquele momento em que os dias parecem curtos demais e o calendário parece não dar conta das inúmeras opções de lazer e diversão?. Pois prepare-se, na Costa do Descobrimento você vai sentir exatamente isso.

É essa a sensação que acaba acometendo muitos turistas e baianos que se aventuram a conhecer a Costa do Descobrimento, no Litoral Sul da Bahia. Esse pedaço da Bahia cercado por mar e coqueirais, rios e enseadas, possui nada menos que 44 praias, divididas entre os municípios de Belmonte, Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro, numa extensão de cerca de 150 quilômetros.

E fazer esse percurso, quer seja de carro por trechos à beira mar ou atravessando braços de mar ou rios com balsas, como em Santo André e Arraial D `Ajuda, ou simplesmente escolhendo uma das praias para fazer uma caminhada, requer tempo, paciência e disposição de apreciar o que de mais belo a natureza parece ter reservado para esse pedacinho da Bahia. São enseadas como as de Santa Cruz Cabrália ou trilhas e rios em Belmonte, e falésias em Porto Seguro, que apaixonam que as vê pela primeira vez e dá saudade de quem quer voltar

O Nome Costa do Descobrimento não é a toa. Ali foi o primeiro cenário que os portugueses se defrontaram quando aportaram no Brasil, em 1500. Mas até hoje esse descobrimento continua, com novas descobertas que se descortinam à cada visita. Alguns endereços são inevitáveis de ser ver, como as na região da Praia do Espelho e Trancoso, no município de Porto Seguro, com as trilhas do Rio dos Frades e do Espelho até o vilarejo de Caraíva. São quase 10 quilômetros em uma caminhada de tirar o fôlego, não pela falta de ar, mas pela beleza ante os olhos de quem as vê.

Outras por si só dizem tudo, como é o caso de Caraíva, um lugar ainda rústico, habitando em parte pelos índios pataxós, entre o rio e mar. Como uma ilha inexplorada, as poucas ruas são de areia, entre casas coloridas e muita beleza natural. Para se chegar à Praia do Espelho, índios Pataxos fazem a travessia de barco no rio Caraíva.
Esqueça o celular e curta a paisagem, pois nos 150 km entre Belmonte e Caraíva, já noextremo de Porto Seguro,existem praias desertas e outras bastante agitadas, junto a vilarejos que se tornaram points no verão. Os meios de hospedagem variam de campings a resorts luxuosos. As opções de diversão, lazer e contato com a história do país são muitas.

Santa Cruz de Cabrália
Em Santa Cruz de Cabrália existem pousadas e hotéis para todos os gostos e bolsos. Existem recantos ainda não muito explorados, excelentes para quem quer fugir do agito. Há também, em Coroa Vermelha, local onde foi rezada a primeira missa no Brasil, uma aldeia de índios Pataxós, muito, assim como muita beleza em Barra de Santo André.

Porto Seguro
A cidade de Porto Seguro, que possui a melhor infra-estrutura turística, é a que recebe o maior número de visitantes. Do outro lado do rio, encontra-se o Arraial d’Ajuda que, além de rústico e charmoso, dá acesso para as praias do sul, como Taípe, Lagoa Azul e Pitinga. Trancoso e Caraíva são dois outros destinos bastantes visitados.

Belmonte
São nove praias. Belmonte está a 700 quilômetros de Salvador, e é a porta de entrada para a Costa do Descobrimento. Possui muitas praias desertas, dando ao visitante toda a tranquilidade que ele merece. Em algumas épocas, o Rio Jequitinhonha carrega argila para as suas margens, deixando os solos avermelhados. Desta maneira, adquire uma umidade propícia à abundância de crustáceos, dando a cidade o apelido de “capital do guaiamum”. No centro da cidade, é possível observar um impotente farol, encomendado em 1892 pela mesma empresa que construiu a Torre Eiffel, chamado farol de Belmonte.

Como ir

Avião
Porto Seguro possui aeroporto internacional. TAM e Gol têm vôos regulares para lá a partir de certas capitais brasileiras. Ônibus urbanos e táxis ligam o aeroporto ao centro.
Ônibus
As empresas São Geraldo, Gontijo e Águia Branca (( 73/3288-2575) operam linhas entre Porto Seguro, Santa Cruz de Cabrália e Trancoso. Para ir ao Arraial d’Ajuda há balsas a partir de Porto Seguro. Ao desembarcar, ônibus ou lotações o levarão até a vila, a 5 quilômetros do terminal
Carro
Para ir a Porto Seguro pegue a BR-101 até Eunápolis e depois a BR-367. Para chegar a Santa Cruz de Cabrália, depois de Porto Seguro, prossiga por 23 km na direção norte pela estrada litorânea. Para ir ao Arraial d’Ajuda, pegue a balsa em Porto Seguro e rode mais 5 km até a vila, ou tome a nova estrada asfaltada, que sai da BR-367, 35 km após Eunápolis. Do Arraial há estrada para Trancoso e para o embarcadouro onde se tomam barcos para Caraíva.

Compartilhar: