简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > A gastronomia de Salvador é um manjar dos deuses

A gastronomia de Salvador é um manjar dos deuses

Publicado em: 18/01/2020
Por: Adilson Fonseca


Se Dionísio e Baco, deuses mitológicos grego e romano, representam a gula (a bebida e a comida), eles devem ter aportado aqui em Salvador, e se misturados a outros deuses africanos, portugueses e até mesmo indígenas, espalhando seus apetites celestiais pelos quatro cantos da capital baiana.
Essa mistura faz de Salvador um verdadeiro celeiro gastronômico, onde o ato de comer e beber é muito mais que o alimento do corpo, mas o prazer de estar em um bom ambiente, onde há espaços para os mais diversos tipos de comportamentos.
Essa variedade de costumes, crenças e religiosidades, resultou na mistura de sabores e ambientes e prazeres que deleitam a quem frequentam esses ambientes, da periferia à orla, passando pelo Centro Histórico, nos lugares mais rústicos aos mais sofisticados. O sincretismo, tão comum na religião em Salvador, se faz presente também na mesa de baianos e turistas nos mais diversos tipos de restaurantes espalhados porto da a cidade.
A gastronomia de Salvador já deixou há muito tempo de ser apenas um ato de se alimentar e passou a ser um evento, o programa principal, virando uma experiência sensorial. Por isso, bares e restaurantes se esmeram na criação de cardápios e ambientes próprios, que os identificam, desde o ato de servirem refeições saborosas, como por sua localização ou pelo processo de elaboração dos pratos.


O paraíso em uma ilha
O Restaurante da Preta é um daqueles esconderijos na Baía de Todos os Santos, localizado em uma das Ilhas mais lindas da baía, a Ilha dos Frades. E além do ambiente paradisíaco, sendo uma das poucas praias em todo o mundo a ter a Bandeira Azul Internacional, pela sua balneabilidade, o restaurante fica na melhor localização, na praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe.


Almoçar no Restaurante da Preta é o coroamento de um passeio que se costuma fazer, de escuna pela Baía de Todos os Santos, saindo de Salvador. Ao chegar no local o visitante se sente à e vai até mesmo querer morar ali, de tão lindo que é. Todo decorado com antiguidades, artesanato, guarda-chuvas coloridos, tudo preparado com muito carinho para receber os clientes. Até que sua refeição chega e você entra em outra viagem, pois os sabores te levam para um outro plano. O melhor é a moqueca de camarão com polvo, e de sobremesa, o sorvete de coco verde com tapioca e mel de caldo de cana com gengibre. E como digestivo, um chá de abacaxi, mel, cravo, canela e gengibre.
Serviço
Restaurante da Preta
Endereço: Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, Ilha dos Frades, Salvador. Telefone: (71) 99326-7461 – apenas com reservas.

No coração da boemia
Com  as bênçãos de Iemanjá, o bairro do Rio Vermelho é point para a gastronomia, desde os acarajés da Dinha, Cira e Regina, a bons restaurantes, como o Terraço Blue, em frente para a praia do Buracão. O janelão de fora a fora do salão tem uma vista deslumbrante entre os coqueiros e o mar e a decoração impecável com sofás e mesas faz do estabelecimento um lugar ideal para relaxar, ouvir o barulho do mar e, ao mesmo tempo, se deliciar com a culinária desenvolvida exatamente para momentos como esses.


O Terraço Blue carrega muito da vibe do Blue Praia Bar que, mesmo tendo um acesso próprio para a bela Praia do Buracão, não é um clube ou uma “extensão da praia”, mas sim um bar conceito, charmoso e exclusivo. Aproveite o momento e a brisa gostosa para pedir um drink de Gin com Hibisco que, além de saboroso, ainda faz bem para os olhos. Para comer, peça o prato de polvo com caju, a união perfeita para fazer sua experiência completa. O Terraço é uma ótima opção para fechar seus dias ou começar sua noite com chave de ouro.
Serviço
Terraço Blue
Endereço: R. Barro Vermelho, 310 – Rio Vermelho
Horário de funcionamento: abre todos os dias, das 10h às 18h. Sexta e Sábado, das 10h às 20h. – Contato: (71) 3034-3054

Num ponto mais maneiro
Há muito tempo que o bairro da Pituba deixou de ser apenas um lugar de residências. Além do comércio ativo, possui bons espaços para a gastronomia. Como em toda a cidade, o cheiro do azeite de dendê, o leite de coco, os frutos do mar, os doces e quitutes típicos, também se fazem presente, como no Restaurante Origem. O cardápio combina ingredientes frescos que compõem o patrimônio da Bahia, famosa por sua mesa farta de sabores. Uma opção é experimentar o Menu Degustação, criado diariamente pelos chefs Lisiane Arouca e Fabrício Lemos a partir da sazonalidade dos ingredientes locais. Este menu tem como fundamento o respeito à sazonalidade, o frescor e a explosão de sabores de ingredientes genuinamente locais, aliados às técnicas contemporâneas de preparo. Para viver o Origem, é fundamental fazer reserva. Então ligue, marque e esteja preparado para se deliciar.
Serviço
Restaurante Origem
Endereço: Alameda das Algarobas, 74 – Pituba, Salvador – BA, 41820-500
Horário de funcionamento: terça a sábado, das 19h30 à 0h.
Importante: apenas reservas. Telefone: (71) 99202-4587

Tal como em casa
O Solange Café, mais conhecido como Solange Biscoitos Finos, é um daqueles lugares com cara de casa, onde dá vontade de morar. Decorado com extremo bom gosto, oferecendo produtos de vários lugares do Brasil e excelente serviço, vem se tornando o destino para quem quer passar bons momentos tomando um café, comendo um bolinho e tendo uma boa conversa.
Os quitutes foram inspirados no caderno de receitas da avó da proprietária, que começou a fazer os sequilhos e todos os biscoitos contidos naquele acervo culinário que tanto era apreciado por toda a família. De lá para cá, as encomendas foram chegando com frequência e assim nasceu o Solange Café que, além do salão principal, ainda tem um segundo andar onde podem ser feitos eventos corporativos, comemorações ou outros eventos previamente marcados. O tempo passou, mas os biscoitos permaneceram exatamente iguais aos ensinados pela família, em formato e sabor.
Serviço
Solange Biscoitos
Rua da Paz, na Graça. – @solangebiscoitos


Gastronomia como um sonho
O nome, Manga, nos remete ao cheiro adocicado da fruta de verão, como em Salvador e no Nordeste, mas que na figura do restaurante Manga é algo como uma experiência gastronômica que reflete a vida e os sonhos do casal de cozinheiros Katrin e Dante Bassi. Ela nasceu na Alemanha e ele em Salvador. Eles passaram por grandes experiências profissionais e se conheceram quando trabalhavam no D.O.M (restaurante do chef Alex Atala), em São Paulo, ele como sous chef e ela como chef de menu. É desde lá também a parceria com o baiano Pedro Mesquita, hoje sous chef do Manga.
s criações são autorais, como é o caso do curioso prato de Pé de galinha frito com creme de abacate e páprica, que leva aproximadamente 12h para ficar pronto. O Manga prima pela valorização dos alimentos de qualidade, orgânicos, e processos feitos na casa, como a arte da charcutaria com salames e outros embutidos. O restaurante produz pães e sorvetes, além das suas próprias carnes maturadas a seco.
Serviço
Restaurante Manga
Endereço: Rua Professora Almerinda Dultra, 40, Rio Vermelho – Salvador.
Funcionamento: Segunda e terça fechado. Quarta e quinta: das 18 às 23h (bar) / das 19 à 23h (restaurante). Sexta e Sábado (almoço): das 12 à 15h. Sexta e Sábado (noite): das 18 à 24h (bar) / das 19h à 24h (restaurante). Domingo (almoço): das 12 à 16h30

De bistrô a moderno bar
No LarriQuerrí, pequeno bistrô da família Guerra, o menu é anotado na lousa. A chef e matriarca Rosa prepara pessoalmente a porção e ainda te ajuda a harmonizar seu prato com o vinho. No menu, um delicioso talharim ao molho de gorgonzola, passas e nozes te espera. Para a sobremesa, o sorvete de coco artesanal, regado a redução de vinho composto com jurubeba Leão do Norte, com farofa de amendoim e flor de sal. Ao lado pequeno, porém bem movimentado, o Larribar é uma ótima opção para começar a noite antes do jantar. Com um balcão apenas – maravilhoso, diga-se de passagem – o local oferece bons e criativos drinks e petiscos..
Serviço
LarriQuerrí
Endereço: Praça Alexandre Fernandes, 26, Garcia, Salvador-BA, 40100-130, Brasil
É imprescindível que se faça reserva com alguns dias de antecedência!
Telefone: 71 3043-0934
Larri Bar
Endereço: Praça Alexandre Fernandes 160, Garcia, Salvador-BA, 40100-130, Brasil
Telefone: 71 3263-5632

Charme e simplicidade no Carmo
O restaurante Poró, de comida brasileira, conta com uma ambientação que mistura guarda-chuvas coloridos e flores em uma explosão de cores que se harmonizam com os sabores do menu. O ambiente é muito agradável e está em um dos bairros mais legais de Salvador, o Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico.
A comida é original e muito boa. Destaque para as entradas e a Costelinha Bêbada, que vem com duas ripas de costelinha suína assadas na caipirinha acompanhadas de batata doce frita, farofa e couve manteiga salteada. Ou o Robalo fresco grelhado com vatapá de inhame. O filé alto também é uma excelente opção. Termine com a deliciosa sobremesa de banana com sorvete de canela.
Serviço
Restaurante Poró
R. do Carmo, 13 – Santo Antônio Além do Carmo, Salvador .Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 12h às 16h e das 19h às 23h.

Responder
Encaminhar

Compartilhar: