简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItaliano日本語PortuguêsEspañol
Home > Destinos Incríveis > Nem o New York Times (EUA) resiste aos encantos de Salvador

Nem o New York Times (EUA) resiste aos encantos de Salvador

Publicado em: 21/11/2019
Por: Adilson Fonsêca


Salvador já se consolidou como o principal destino turístico de brasileiros e estrangeiros no Norte e Nordeste e um dos principais no País. A inusitada cultura baiana, mesclada com elementos da ancestralidade africana herdada dos antigos escravos do período colonial, com os vários polvos indígenas que aqui habitavam, e a cultura portuguesa, fizeram da capital da Bahia um lugar único, onde essas manifestações miscigenadas surgem em cada rua, esquina, ladeira praças públicas, na arquitetura, na música, nas artes e na gastronomia.

Espalhando charme e magia em todos os cantos, a cidade, mais uma vez, foi indicada como um dos principais destinos internacionais a serem conhecidos em 2019, desta vez no “52 Places to Go in 2019” (“52 Lugares para ir em 2019”, em inglês), em uma lista publicada pelo jornal The New York Times., um dos maiores e mais conceituados dos Estados Unidos.

De acordo com a publicação, o destino foi escolhido a partir de indicações de jornalistas e colaboradores do periódico na área de viagem, espalhados em diversos pontos do mundo. Assim como em 2018, a publicação enviará um “viajante” para conhecer pessoalmente esses destinos: o selecionado da vez é Sebastian Modak, jornalista com larga experiência em produções de conteúdo em diversos países.

Na lista, Salvador é apresentada como uma cidade que, com as fachadas coloniais coloridas, ruas de paralelepípedos e praias, e depois de completar cinco anos “de uma iniciativa de preservação histórica para salvar a sua designação na Unesco”, está “brilhando”. A primeira capital do país é descrita como um local que possui uma vibrante cultura afro-brasileira, envolvendo apresentações musicais e culturais semanalmente.

Para conhecer a história da cidade, foram citados como exemplos três equipamentos capitaneados pela Prefeitura: a Casa do Carnaval (implantada há quase um ano, no Centro Histórico) e, até 2020, o Museu da Música Brasileira (no Comércio) e o Centro de Convenções de Salvador (na Boca do Rio).

Também foram citados como atrativos os novos empreendimentos hoteleiros Fera Palace Hotel e Fasano Salvador, ambos com vista para a Baía de Todos-os-Santos e que, e localizados na Rua Chile e Praça Castro Alves, respectivamente, na entrada do Centro Histórico. Além de eventos importantes do turismo náutico, como a Regata Internacional Transat Jacques Vabre, uma corrida de 4.350 quilômetros ao longo da histórica rota de comércio de café entre a França e o Brasil, que vai acontecer no final deste ano pela segunda vez em Salvador.

Reconhecimento holandês – Também neste mês de janeiro, a revista Holland Herald, da companhia aérea KLM, já havia indicado Salvador em um dos cinco destinos turísticos mais desejados neste ano de 2019. O texto em inglês, de autoria do jornalista e fotógrafo Jurriaan Teulings, destaca que a capital baiana tem se superado, e está próxima de superar outra cidade com quem possui semelhante carisma e rivaliza em número de visitantes: o Rio de Janeiro. A matéria cita características marcantes da capital baiana e investimentos na revitalização da orla, a Casa do Rio Vermelho e os espaços Carybé das Artes e Pierre Verger da Fotografia Baiana, além da Casa do Carnaval.

Compartilhar: